A hora da prova chegou: e agora?

16.Abril.2019
 
Compartilhe

A rotina de estudos dos alunos pode ser puxada, mas é por um bom motivo, o desenvolvimento, o aprendizado e a evolução para no futuro se especializar em uma área e adentrar ao mercado de trabalho. Isso é extremamente importante para a independência financeira e a concretização dos sonhos, além da contribuição para uma sociedade melhor, entre outros.

Porém, é preciso construir isso aos poucos, começando no dia a dia na escola, estudando bastante, acompanhando as aulas, tirando dúvidas, realmente se dedicando e se envolvendo com os temas. Após isso, vem a prova, que de fato é onde podemos aplicar e atestar tudo que aprendemos.

No entanto, muitas vezes nos preparamos, temos o conhecimento e nem sempre rendemos e obtemos o resultado esperado. Justamente para te ajudar a melhorar nesse aspecto, e se livrar do famoso “branco”, separamos algumas dicas. Veja!

#1 Prepare-se

Se você estiver preparado, as chances de um branco diminuem, pois você tem a segurança e autoconfiança necessárias para provar tudo que aprendeu aplicando no teste.

Então, estude constantemente, não deixe para fazê-lo somente no dia anterior à prova ou em cima da hora, pois pode ser que não dê tempo e o seu cérebro não assimile da melhor forma o conteúdo.

Faça resumos após as aulas, leia-os, troque informações com os colegas e dessa forma, você habitua a sua mente àquele conteúdo, torna-se natural.

#2 Uma boa noite de sono


Ter uma boa noite de sono antes do dia de uma prova é essencial para que a pessoa esteja relaxada e diminua as chances de branco. Ela estará descansada e tudo que souber da matéria virá à mente com facilidade na hora de responder as questões.

Dormir cedo, dormir o tempo suficiente (aproximadamente 8h por noite), acordar com antecedência são hábitos importantes para não haver atropelos e manter-se calmo para bem realizar a prova.

#3 Cuide do seu bem-estar antes da prova

Ir ao banheiro, comer algo leve e beber água é muito importante para que nada te atrapalhe ou tire sua atenção no meio da prova. Qualquer desconforto como fome, sede ou vontade de ir ao banheiro não contribui para uma boa performance.

Então certifique-se de que está bem antes de iniciar o teste e organize-se para isso. Não deixe para a última hora.

Leia também:



#4 Planeje seu tempo

A disciplina é essencial para garantir melhores resultados. Isso porque ela nos ajuda a organizar melhor nosso tempo, e sabendo que vai dar tempo de fazer tudo que é necessário antes da prova, ficamos mais calmos e evitamos o branco.


Destine tempo até para uma última leitura nos conteúdos antes de começar a prova, assim eles ficam mais frescos na memória. Esse tempo para concentração é muito importante, e se for necessário tome espaço para isso. Lembre-se de separar os itens necessários para realizar a prova também, como lápis, caneta, borracha, etc.

#5 Tenha foco

É preciso ter foco a todo momento, durante as aulas, para destinar tempo aos estudos, para concentrar-se antes de uma prova, para organizar o tempo.

Sabendo que cada coisa tem seu momento e se organizando para isso, você consegue manter o foco 100% no que está fazendo a cada momento, evitando ansiedade e evitando que outras pessoas te tirem o foco por elas não estarem focadas.

Atenção redobrada na semana de provas. 
 
#6 Deixe o que não sabe para o final

Ao começar o teste e identificar alguma questão que não sabe a resposta, deixe-a para o final, pois ao longo dele, relembrando a matéria, pode ser que até o final você se recorde e possa responder algo mais adequado e correto. Além disso, em alguns casos as respostas de algumas questões podem estar inclusive nas perguntas de outras. 

Não perca tempo pensando numa resposta que você não sabe, faça primeiro o que você sabe para garantir o máximo de respostas positivas e aumentar suas chances de melhores resultados. 

Esteja atento e não se desespere.

#7 Respire fundo

É muito importante ter calma, respirar fundo e acreditar em si mesmo. Afinal, se você se preparou e foi um bom aluno, não há motivo para o branco ou para ter medo. Trabalhe isso inclusive junto aos professores, se necessário, faça aulas extras, elas ajudam a ter ainda mais propriedade sobre os conteúdos, nunca deixe de pedir ajuda se necessário, afinal, trata-se das suas notas, da sua evolução, enfim do seu futuro.

E depois celebre os melhores resultados.


Boa prova!



 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados