Trabalho em grupo, como gerar mais harmonia?

19.Fevereiro.2019
 
Compartilhe


Fazer trabalhos em grupo é uma forma de aprender a se relacionar melhor com as mais diversas pessoas com as quais convivemos. Representa inclusive, uma prévia do que os alunos podem encontrar futuramente no mercado de trabalho. Isso, porque não escolhemos com quem vamos trabalhar ou temos autonomia para garantir que a parte dos outros será bem-feita.

Portanto, é tão importante desde cedo aprendermos a trabalhar em grupo, a nos relacionarmos e termos jogo de cintura frente às dificuldades. Não só pelo mercado de trabalho, mas por vivermos em sociedade. 

Aprender que muitas vezes vamos depender de outras pessoas para que as coisas funcionem é um grande desafio, bem como criar responsabilidade em relação aos compromissos que nós temos com os outros. Seja em relação a um serviço, como o atendimento do médico no hospital, como o caixa do supermercado, que é o responsável por passar as compras e o mecânico, de consertar o nosso carro. 

Trabalhar em grupo é aprender a viver em sociedade.

Superando as dificuldades

Existem diversos desafios a serem superados quando falamos de trabalho em grupo. Mas, os principais são: aprender a confiar nos outros, aprender a ter responsabilidade pela sua parte, e aprender a se dedicar para obter uma boa nota. Outro ponto a se observar é a maturidade na escolha dos componentes do grupo quando há essa opção. 

Tome cuidado ao escolher pessoas para fazer parte do grupo apenas considerando a amizade. Lembrando que, o mais importante é ter no grupo pessoas comprometidas, pois estas, mesmo que tenham dificuldades, irão se esforçar de verdade para fazer seu papel da melhor forma. Além do que, compartilhar conhecimento também é uma prévia do que se vive no mercado de trabalho. Afinal, o grupo, a equipe ou a área, na verdade, devem ser vistos como times: ninguém ganha um jogo sozinho, não é? E para um time ir mais longe, precisa trabalhar unido, um ajudando o outro e ensinando o que o outro não sabe.

Amizade, será?

É também durante os trabalhos em grupo que se pode avaliar as amizades verdadeiras. Ou você acredita que um amigo de verdade é alguém que te deixa na mão? 


Amigo de verdade é alguém com quem se pode contar. Aquela pessoa que se comprometeu a fazer algo e o faz. 

Quando o “amigo” não quer fazer nada, ou quer fazer muito pouco comparado aos demais componentes, desconfie, converse com ele e entenda de fato é uma boa pessoa para se ter como amigo e colega de grupo. Se não, ainda há muitos outros com quem você pode se relacionar, fazer amizades, desenvolver trabalhos bem-sucedidos e que contribuam para o seu crescimento. Se tiver dificuldades, não hesite em conversar com seu professor ou coordenador e sua família. Saiba que, é através do diálogo, com calma e clareza, que se obtém os melhores resultados. Aos poucos tudo irá se encaixando.

Harmonizando 

Se você faz parte de um grupo que está tendo muita dificuldade para trabalhar e evoluir na construção do que foi solicitado, não desista, mas pontue ao seu professor, peça orientação de como lidar. Assim, de repente ele te traz uma boa solução para caminhar, e pelo menos fica a par de tudo que está acontecendo para fazer uma avaliação justa posteriormente, tendo a oportunidade de acompanhar de perto cada um dos componentes.

Tenha paciência e calma para lidar com os colegas respeitando o jeito de ser de cada um, conversando sobre o que podem fazer para melhorar o andamento do trabalho e estabelecendo atividades para cada um e prazos para as entregas das partes. 


Logo que surge um trabalho em grupo, se antecipe e marque uma reunião com a sua equipe, assim no primeiro encontro já podem definir o que farão, quem fará cada parte e até que data, sempre com uma folga para a data de entrega, a fim de que um componente do grupo revise a parte do outro e faça correções e ajustes em conjunto. Calcule o tempo necessário para impressão ou produção de materiais físicos e pronto. O planejamento faz com que haja mais harmonia, que os papeis fiquem claros e ninguém se sobrecarregue.

Aproveite o tempo de colégio para exercitar ao máximo sua capacidade de trabalhar em grupo, dessa forma, tenha certeza de que você chegará ao mercado de trabalho muito mais preparado em relação a outras pessoas, e isso te fará sair na frente em muitas oportunidades. 


Gostou deste conteúdo?

Continue a navegar em nosso blog e acompanhe muitos outros que permeiam o universo escolar. Aproveite e agende uma visita junto à sua família e conheça de perto como trabalhamos as relações interpessoais em nosso colégio.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados