FECHAR
Popup
 
 
 

5 DICAS PARA FAZER NOVAS AMIZADES NO COLÉGIO

04.Dezembro.2018
 
Compartilhe

Quem não quer se sentir aceito, querido, valorizado, não é? Os amigos fazem parte desse sentimento. É junto a eles que nos unimos e divertimos, passamos por percalços, provas difíceis, compartilhamos sentimentos, nos identificamos. Com isso, aprendemos a nos aproximar e afastar das pessoas, seja por nos parecermos ou não com elas.


Pode ser que você justamente acabe se aproximando das pessoas mais diferentes de você, que isso te agregue, ajude a enxergar a visão do outro; ou pode ser que você tenha por perto aqueles com os quais mais se identifica, para poder trocar e compartilhar informações sobre os assuntos que mais lhe interessam.

O importante é que a escolha dos amigos cabe aos critérios únicos e exclusivos de cada pessoa, aos valores pessoais, mas principalmente à vontade de fazer novas amizades.

Fazer novos amigos pode parecer um desafio, ainda mais na fase da adolescência, quando nos questionamos muito sobre quem nós mesmos somos, e passamos por uma verdadeira fase de transformação, aceitação própria e descobrimento. No entanto, fazer amigos pode ser muito mais fácil e legal do que parece.

Para te ajudar a encontrar alternativas e fazer ainda mais amizades, separamos algumas dicas. Vem ver!

#1 Seja você mesmo

Às vezes caímos no erro de abandonar nossa essência para nos encaixarmos num grupo. Queremos ser aceitos, mas não encontramos como e acabamos eliminando nossa forma de ser, o exemplo dado pelos pais, os valores, o que é verdadeiramente importante para nós...

Isso é muito perigoso, pois a partir do momento que você é o primeiro a abandonar sua verdadeira essência, mais os outros sentirão liberdade para não valorizar quem você realmente é.


Não tenha vergonha de quem você é. Todo mundo tem defeitos e ainda mais, todo mundo tem alguma característica que não é um defeito, mas é vista pelos outros como se fosse. Tenha confiança em você mesmo e por mais que seja difícil, tente, mostre aos outros quem você é, compartilhe o seu mundo, respeite-os e peça respeito de volta, se faça respeitar. 

E saiba que, mesmo assim, ainda pode ser que haja pessoas te desrespeitando, infelizmente, e o melhor a fazer nesses casos é seguir com a própria vida, aproveitar oportunidades para chegar ao coração dessas pessoas, tentar vê-las além das más condutas; pois, no fundo, quem não respeita os outros, na verdade, é a maior vítima, é alguém que muito provavelmente não foi ensinado sobre o significado verdadeiro da palavra amor. Quem sabe não é uma oportunidade de você ensinar isso a essa pessoa?

Se precisar de ajuda, não hesite em pedir. Busque orientações com seus pais, professores, psicólogos. Algum deles te dará o respaldo necessário para lidar com situações difíceis.

#2 Que tal participar dos eventos?

Toda escola tem eventos "sociais": festas com danças, olimpíadas, competições... Quando puder, participe dessas iniciativas. Todas promovem a integração entre os alunos de alguma forma. Você pode conhecer pessoas novas por conta da atividade e se enturmar ainda mais.

Aproveitar oportunidades para conhecer mais pessoas pode ampliar seu grupo de amigos e trazer segurança para as suas relações pessoais.


#3 Saindo da bolha

Sem perceber, podemos muitas vezes criar barreiras para que as pessoas se aproximem de nós. Então, tente sempre implementar algumas mudanças no seu dia a dia para propiciar a aproximação das pessoas também.


Por exemplo, faça um caminho diferente até a sua sala, cruze o caminho de pessoas que nunca viu nos corredores. Você se surpreenderá por ver pessoas novas.

Além disso, outra alternativa é tentar passar o intervalo na companhia de colegas diferentes, interagindo com essas pessoas você pode até fazer com que os amigos que você já possui também se tornem amigos delas, aumentando o grupo e fazendo o dia a dia na escola mais dinâmico e divertido.

#4 Longe dos equipamentos eletrônicos

Quando estamos com fones no ouvido ou vidrados no celular, nos mostramos fechados em nosso mundo. Ficar tão envolvido com a tecnologia inibe as pessoas de se achegarem para conversar ou falar com você.


Olhe para o lado, para a frente, enfim, para as pessoas, as observe e faça com que elas se sintam confortáveis em abordar você, não se fechando envergonhado olhando apenas para o celular, por exemplo.

Lembre-se que um amigo virtual não se compara com um amigo real ao seu lado. Ter conversas cara a cara vale muito mais para a troca entre as pessoas e fortalecimento das relações.

#5 Apresente-se

Não pense que só você tem vergonha de falar com as pessoas. Sobretudo, é preciso passar por cima dessa limitação para conquistar novos amigos.

Então, apresente-se, sorria, olhe nos olhos e seja receptivo. Não fique tenso, ansioso ou nervoso. Fale sobre algo que está acontecendo na sua vida, mas sempre de maneira positiva. 

Caso esteja tocando uma música que você gosta, diga isso, é um primeiro passo para criar uma identificação com os outros e encontrar pontos em comum.


Além disso, se houver um grupo ao seu lado, apresente-se também, isso é bacana quando sentamos ao lado de novos colegas no intervalo ou quando estamos rodeados por desconhecidos em algum evento. Faça comentários quando for pertinente e se dirija ao grupo como um todo, não somente a alguém específico, isso gera interação e conversa entre todos. É uma ótima maneira de se aproximar. 

#6 Troque contatos

Para manter a aproximação com as pessoas, troque contatos, telefones, redes sociais... Isso ajuda a dar continuidade a uma relação iniciada, trazendo-a para além da escola e, quem sabe, para compartilhar muitos momentos da vida.

Não apenas troque essas informações, mas utilize desses canais para falar efetivamente com a pessoa, convidá-la para atividades de lazer, para sair, para ir em casa etc... Seja o amigo que você gostaria de ter.


Há amizades de colégio que nem imaginamos, mas crescem e se transformam em relações duradouras para muito além do espaço escolar. Invista em conhecer pessoas, pois a cada tentativa é uma chance de agregar à sua vida alguém legal e ter amizades verdadeiras. 

Gostou dessas dicas?

Valorize sempre as relações de amizade e continue a navegar pelo nosso blog para encontrar ainda mais conteúdos desenvolvimentos especialmente para você!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados