FECHAR
Popup
 
 
 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

27.Dezembro.2018
 
Compartilhe

As atividades extracurriculares que uma escola oferece aos alunos vão muito além do que possivelmente muitos imaginam.

Elas não têm apenas a função de ocupação de um tempo livre, mas, sim, de contribuir para diversos outros aspectos do desenvolvimento de cada aluno.

As oportunidades de benefícios são várias, e elas vão desde as intelectuais até as físicas e emocionais, auxiliando de forma simultânea no crescimento dos jovens e crianças.

Por isso são cada vez mais necessárias e importantes para que os alunos tenham a chance de explorar suas habilidades, seu potencial e ainda descobrir coisas sobre eles mesmos no decorrer de cada atividade. O autoconhecimento possibilitado, por exemplo, por meio do esporte é gigantesco, e assim por diante com as diferentes modalidades de atividades extracurriculares oferecidas pelos colégios. 

Cada uma contribui com sua particularidade para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.

Veja abaixo alguns motivos para começar já a realizar atividades extracurriculares na sua escola!

# Elas ajudam a aprimorar competências

O colégio, por exemplo, que oferece como atividade extracurricular o ensino de outra língua, favorece que os alunos aprofundem ainda mais suas competências e até desenvolvam novas.

Garante também que se conheçam não somente as matérias tradicionais, mas se aprofundem naquelas que são atualmente essenciais de forma ampla no mercado de trabalho, diferenciando esses alunos dos estudantes dos demais colégios e contribuindo para o futuro profissional.

# Foco nas habilidades sociais

Neste aspecto, colégios que possuem atividades extracurriculares no âmbito esportivo proporcionam um diferencial no avanço do desenvolvimento de habilidade sociais. Ou seja, se você possui dificuldades de relacionamento com os colegas, timidez, vergonha, essas práticas esportivas em grupo só tendem a ajudar para que esse desafio seja superado.

O trabalho em equipe, incentivado nas práticas esportivas, tem muito a ensinar o que pode ser aplicado também ao dia a dia. Além disso, a prática de esportes ajuda a ter mais disciplina, atenção e foco para conquistar os objetivos.

Pensando também no futuro, se preocupar em aprimorar as relações por meio do esporte já é um \"treino\" para ter boas relações no mercado de trabalho. Vivenciar novas experiências e conhecer novas pessoas pela atividade em grupo só faz com que as habilidades sociais sejam aprimoradas.

# Tornam mais fácil o aprendizado em sala

Pode parecer que uma coisa não tem relação com a outra, mas tem muito sim! Isso por que, por meio da prática de atividades extracurriculares, como os esportes, a dança, o teatro, a musica entre outras, o corpo relaxa. Afinal, ao escolher uma atividade você não vai (e não deve) escolher algo que não goste, certo? Em primeiro lugar, deve ser algo que te traga relaxamento, prazer, que você realmente curta realizar.


E, ao fazer algo que gostamos, nossa mente e nosso corpo ficam leves, o que faz com que o aprendizado em sala se fixe em nossa memória com muito mais facilidade. 

Além disso, há atividades extracurriculares que até complementam o aprendizado da sala de aula, reforçam os conteúdos por outros meios e o resultado é uma maior absorção dos ensinamentos de forma prazerosa e facilitadora.

Dessa forma, ao invés de decorar as matérias, você realmente tem mais uma oportunidade de aprender com intensidade. Utilize dos projetos das atividades extracurriculares para somar conhecimentos, complementar e colocar em prática para guardar na memória.

O resultado disso tudo é: uma melhora nos resultados e, principalmente, na construção da sua base profissional para o futuro. 


# Mais saúde e bem-estar

Além de pensar em todos esses resultados que apresentamos acima, uma das principais motivações que você deve ter em mente para começar a realizar atividades extracurriculares é a preocupação com sua saúde e bem-estar.

Estar atento a formas de melhorar sempre a saúde e contribuir para o bem-estar é essencial para um desenvolvimento positivo mental, físico e emocional.

As atividades ajudam a manter um ambiente agradável com os amigos, fazer novas amizades, se sentir satisfeito consigo mesmo, autoconfiante, descobrir seus dons, seus defeitos, combater o sedentarismo, entre diversos outros que, no final, fazem com que tudo em nosso corpo funcione bem e que se tenha ainda mais disposição para os estudos.

A qualidade de vida adquirida por meio de todas as atividades extracurriculares ultrapassa as paredes da escola, ela realmente faz diferença no dia a dia.


Agora que você já sabe a diferença que faz estudar em um colégio que propicie a prática atividades extracurriculares, que tal conhecer melhor como elas acontecem no Divino?

Sabia que no Colégio Divino Salvador a vivência escolar é enriquecida pela oferta de atividades extracurriculares? Temos uma diversidade de eventos, além de atividades envolvendo idiomas, teatro, música e esportes, que contribuem para ampliar o conhecimento dos alunos, além de favorecer o desenvolvimento motor, psicológico e criativo de cada um deles.

Nessas atividades envolvemos não somente a comunidade escolar, mas também as famílias, ao longo de todo o ano letivo. O esporte tem lugar de destaque em nosso Colégio, pois contamos com uma completa equipe de profissionais de educação física e amplas estruturas esportivas para incentivar ainda mais essa prática tão essencial e saudável aos jovens e crianças.

Conheça melhor a nossa estrutura! Agende uma visita junto à sua família e veja de perto tudo que oferecemos para potencializar ainda mais o seu desenvolvimento. Nossas unidades estão em Itu e Jundiaí. Clique aqui e conheça!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados