Como celebrar a Páscoa em família?

09.Abril.2019
 
Compartilhe

A Páscoa representa a vida nova. Para os católicos é a data mais importante do calendário religioso, superando inclusive o Natal. Isso porque é o momento em que ocorre a Ressurreição de Cristo.

Durante a Quaresma

Ao longo da Quaresma, que antecede esta data, vivemos 40 dias de aprofundamento espiritual, penitência, oração, caridade e reconciliação com Deus e os irmãos.

Todo este tempo é destinado a essas práticas justamente para podermos bem viver o dia da Ressurreição de Cristo e celebrar em família e comunidade. Afinal, é preciso a conversão para podermos verdadeiramente celebrar o real motivo da Páscoa.

Jesus passou por Sua Paixão, Morte, e ao terceiro dia ressuscitou, ou seja, morreu e voltou à vida, venceu a morte. Essa é a prova maior de que Ele é o caminho, a verdade e a vida já que vivenciou e mostrou este verdadeiro milagre de Deus.


No Domingo de Páscoa

Comumente as pessoas trocam ovos de Páscoa nesta data e realizam o tradicional almoço de Páscoa, que, sim, são importantes e reforçam, por meio do simbolismo dos ovos, a vida, e promovem a união das famílias e a reconciliação. Mas, antes de tudo é imprescindível o católico ter vivido o período quaresmal plenamente, ter passado pela caminhada do arrependimento e reconciliação com Deus para ter o que celebrar na Páscoa. 

É preciso refletir sobre o real significado da Páscoa em família para poder vivê-lo e celebrá-lo. 


Uma Páscoa verdadeira em família

Preparamos tudo para o almoço, corremos para comprar ovos, chocolates, presentes, mas, será que preparamos o coração?

Será que ensinamos aos nossos filhos que a Páscoa representa tudo que Jesus sofreu na cruz por nossos erros e Sua Ressurreição no domingo? Ou será que ao falar em Páscoa nossas crianças só pensam nos ovos ou no símbolo do coelho? 

Como temos ensinado os valores cristãos em casa?

É preciso ser, em primeiro lugar, exemplo. Se aprofundar na fé, buscar conhecimento, alimento espiritual para se fortalecer e então poder compartilhar da melhor forma aos filhos, cada qual a seu momento, um pouco da semente da fé cristã. Tendo a certeza de que mesmo que demore, em algum momento, ela dará frutos.


Não somente na época da Quaresma, mas em todas as ocasiões, transmitir a fé aos filhos é essencial para torná-los pessoas mais fortes espiritualmente, mentalmente e até fisicamente no dia a dia. É preciso crer que nossa passagem pela terra não é só um acaso, que há algo posterior, a vida eterna.

Leia também:

E assim, aos poucos, ensinar desde pequenos os filhos a rezar, a pedir a proteção de Deus ou ao “Papai do Céu”, ao anjo da guarda, contar passagens bíblicas, ir às missas dominicais e assim por diante.

Lembrando que, participar das celebrações de preceito ao longo dos quarenta dias da Quaresma, inclusive e principalmente da Missa do Domingo de Páscoa é essencial para o católico concluir com êxito o que é apenas o grande começo de uma vida nova em Cristo. 

Renovação

A Quaresma e o Domingo de Páscoa representam exatamente isso, esse retorno à fé cristã que muitas vezes está apagada ou esquecida. É tempo de renovação, é tempo de restauração, é tempo de voltar ao Senhor, que está sempre à nossa espera e anseia pela nossa salvação.

Por que não aproveitar este tempo e buscar a Deus? É preciso se abrir ao Seu amor para que haja transformação em nossa vida.


Vivamos esse tempo com aprofundamento e plenitude para que possamos celebrar a Páscoa do Senhor cheios de alegria e renovação junto a toda a família.

Feliz Páscoa!





 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados