Como alimentar a autoestima do seu filho

09.Abril.2020
 
Compartilhe

Que todo pai e toda mãe desejam que seus filhos sejam felizes e realizados, não é nenhuma novidade. Mas, para ter sucesso e felicidade em todas as diferentes áreas da vida, há uma coisa que não pode faltar: ela se chama autoestima.  

Crianças autoconfiantes ficam mais motivadas, se sentem mais encorajadas diante dos problemas e desafios e, entusiasmadas com a vida e tudo o que ela tem a oferecer. Por isso, trabalhar a autoestima infantil é papel essencial da família. 

Quer conhecer e aplicar técnicas para ajudar a desenvolver a autoconfiança do seu filho? Então, continue a leitura e confira!

# Avalie sua própria autoestima

 

Você é uma pessoa que se ama? Que valoriza a si mesmo? Lembre-se que, muitas vezes, os filhos se espelham nos pais. Então, seja você o melhor exemplo de autoconfiança para sua família. A forma como você encara as dificuldades do seu dia a dia, como age diante das adversidades, certamente, vão inspirar e contagiar quem está à sua volta!

# Seja um bom/boa ouvinte
 

As pessoas até fazem de conta que escutam, respondem com palavras afirmativas diante do que o outro fala. Mas, será este o significado de ouvir? Quando seu filho quiser conversar, contar algum fato do dia, evite as distrações e o escute de verdade. As crianças precisam sentir que o que acontece com elas tem importância. Olhe seu filho nos olhos, interaja verdadeiramente, demonstre interesse. 

# Não menospreze os sentimentos dele
 

Nunca diminua o que seu filho sente! É importante levar a sério suas emoções e sentimentos. As crianças precisam aprender a lidar com a tristeza, o medo, a frustração e, para isso, o apoio dos pais é fundamental. Portanto, não ignore o que está acontecendo. Pratique a empatia e tente ajudá-lo a se sentir melhor. Isso vai afetar positivamente na autoestima dele, tenha certeza.

# Valorize e respeite o seu esforço 
 

O resultado nem sempre é o mais importante quando as crianças desenvolvem alguma atividade. Claro, se você perceber esforço por parte delas no processo. Essa dedicação merece ser reconhecida. Se o resultado não foi tão bom na primeira, na segunda vez, vale continuar tentando. As habilidades precisam ser desenvolvidas. Por isso, é importante estimulá-las a fazer novamente. Para a criança, a sensação de concluir uma tarefa difícil tem grande valor. E, não se esqueça dos elogios. Eles fazem toda a diferença!

Leia também:


# Evite comparações e reconheça as qualidades 
 

Nem mesmo gêmeos são totalmente iguais. Cada um tem suas características próprias. Portanto, é preciso respeitar a individualidade da criança. Não as compare com colegas, amigos ou irmãos. Tenha cuidado ao rotular seu filho com palavras como: desajeitado, bagunceiro, irresponsável etc. Ao contrário, valorize suas qualidades. Isso é fundamental para alimentar uma boa autoestima! 

# Ajude-o a ser independente
 

Isso não quer dizer que seu filho terá que fazer tudo sozinho desde cedo. A ideia é que ele possa fazer escolhas, de acordo com a idade. Por exemplo, escolher uma atividade de lazer para o final de semana, decidir a cor da roupa que vai vestir ou, o que vocês vão cozinhar para o jantar em determinado dia da semana. É importante deixá-lo fazer algumas atividades por conta própria, mas sem esquecer da supervisão. 

# Ressalte o que é importante na vida
 

Para alimentar a autoestima do seu filho é fundamental mostrar o que é, de verdade, importante na vida. Não são as roupas de marca, não são os bens materiais e nem a aparência. O mais importante, mesmo, são os valores, a família, o amor, as amizades. Explique a ele que as pessoas valem aquilo que elas são e não o que elas têm. Mostre que a beleza exterior não é um padrão, mas a do coração é a que faz toda a diferença.

# Estimule novos projetos e atividades
 

As crianças são criativas e cheias de ideias. Desde que seja bom para elas e esteja ao alcance da família, vale a pena incentivá-las no desenvolvimento de novos projetos e atividades. Seja a prática de um esporte, de dança, aulas de música ou, até mesmo a participação em algum projeto extracurricular da escola ou da comunidade, incentive-o e se mostre animado também!

Gostou das dicas? Então, continue a navegar no Blog do Divino e confira outros conteúdos relevantes para você e toda a sua família!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados