Como ajudar os filhos a estudar em casa?

17.Janeiro.2020
 
Compartilhe

Estudar em casa faz parte do processo de aprendizagem que, vai desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

É algo que requer muita disciplina e dedicação, tanto dos pais quanto dos alunos, mas, principalmente dos dois juntos. Reconhecer os limites é essencial para que esses momentos de estudo fluam da forma mais adequada e produtiva, além de evitar possíveis transtornos, tais como a ansiedade.

É importante, além disso, adquirir o hábito do estudo em casa desde muito cedo, para que a criança possa levar isso consigo como algo rotineiro. Aos pais ou responsáveis, cabe acompanhar o crescimento escolar, uma vez que este é um fator que leva o aluno a se dedicar cada vez mais na escola.

A seguir, separamos 5 tópicos que podem facilitar e instruir nesse momento de estudo em casa:

#1 Estude com o seu filho 




A criança aprende por motivação. Estudar junto com ela é umas das táticas mais eficientes. Além de estreitar os laços familiares, é uma forma de acompanhar o progresso e as dificuldades de aprendizado do seu filho.

#2 Estimule novas maneiras de estudar 



Explorar novas formas de estudar em casa é um tanto quanto curioso para os pequenos. Pense em maneiras de instigar sua atenção, seja com livros, revistas, quadrinhos e jogos que envolvam dinâmicas cognitivas para estimular a leitura, a curiosidade e o senso crítico. Invente experiências para ensinar sobre química e física, use brinquedos para explicar os assuntos. Fugir um pouco do "comum" e dos "padrões tradicionais" de ensino podem ajudar muito.

#3 Tempo livre faz parte do processo de aprendizagem 


Incentivar é importante, mas, é também necessário para a criança e o adolescente que haja um tempo para descansar e pensar em outra coisa. A pausa permite fazer descobertas e aprender através da experiência. O descanso mental favorece as condições para o aprendizado, afinal, parte do sucesso para ir bem na escola é saber seus limites de estudo e dosar isso com intervalos.

#4 Crie um programa de estudo para uma melhor organização 



Que tal organizar um programa de estudo para revisar o conteúdo da escola em casa? Quem estuda um pouco a cada dia não acumula tarefas escolares e fixa melhor o aprendizado. Por isso, vale incentivar o uso de agendas ou blocos de anotações para se planejar com datas importantes, tais como provas e trabalhos.

#5 A escola é uma aliada nessa batalha do aprendizado 



O papel dos pais deve ir além da cobrança por boas notas. Ajudar o filho na escola se caracteriza também na participação das reuniões e eventos escolares. Manter uma boa comunicação com a escola é indispensável para um bom desempenho, já que, quando os pais se mantêm atualizados em relação ao ensino de seus filhos, estes se motivam a darem o seu melhor. 

Gostou das nossas dicas? Continue acessando nosso blog e confira outros conteúdos que poderão lhe ajudar na relação do seu filho com a escola! 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados