Dicas para alunos do Ensino Fundamental

22.Julho.2019
 
Compartilhe

Cada fase da vida escolar é cheia de novidade. Na educação infantil, além da alfabetização, a criança é inserida à socialização com outras crianças e a figura da professora. 

Na transição para o ensino fundamental, por sua vez, é hora das responsabilidades se intensificarem: provas, trabalhos, apresentações em grupo, além de mais professores, novas disciplinas e conteúdos mais complexos para aprender. 

Agora, imagine todas essas mudanças somadas à entrada na adolescência. Não é tarefa fácil de início, mas, com um pouco de tempo e, seguindo algumas dicas, é possível alcançar excelentes resultados nos estudos. Continue a leitura e veja nossas sugestões para você ter ótimas notas no Ensino Fundamental!

Explicação? Preste atenção!
Embora nem toda aula seja empolgante como a sua preferida, evite sair durante a explicação do assunto. Exceto para casos urgentes, como estar passando mal, ter vontade de ir ao banheiro ou algo do tipo, todo conteúdo apresentado pelo seu professor, (provavelmente) será cobrado de você mais tarde. Melhor não perder nenhum detalhe, então!

Não leve dúvida pra casa
Essa é quase que uma regra se você quer atingir boas notas no Ensino Fundamental: nunca volte para casa com uma dúvida. Se não entendeu algo relacionado à matéria que o professor está aplicando, pergunte. Não tenha medo do que vão pensar e apenas pergunte! Por mais simples que a questão pareça, ela pode ser a mesma de outros colegas de classe. 

Estabeleça uma rotina de estudos

Organização é tudo para o estudante que deseja alcançar boas notas no colégio. O estudo aleatório, sem rotina, causa desconcentração e falta de foco sobre o que é, de fato, importante aprender. Por isso, elabore um cronograma de matérias com suas respectivas datas e horários. Você pode ser um excelente aluno, que realiza todas as tarefas e presta atenção em todas as explicações do quadro, mas, sem estudar para as provas não há como aplicar os seus conhecimentos, concorda? Dedique-se e estabeleça cronogramas de estudo que possam ajudar você a resumir a matéria necessária. 

Escolha um local específico para estudar
Nada de sofá ou cama! Para ter 100% de concentração (ou, pelo menos, o mais perto disso), faz toda diferença ter um local específico para estudar. Pode ser um escritório ou uma mesa pequena e uma cadeira colocadas em algum cantinho do seu quarto. O importante é que, nesse lugar, você tenha silêncio e espaço para utilizar livros, cadernos, computador etc. Ah, esse ambiente deve estar sempre organizado, ok? Locais bagunçados costumam tirar a nossa concentração rapidamente.

Fique longe de distrações
A hora do estudo requer muita disciplina e dedicação. Por isso, procure afastar tudo que possa chamar a atenção e te tirar do foco. Se possível, mantenha seus aparelhos eletrônicos desligados ou em modo avião. Feche páginas do computador que não interessam ao seu conteúdo de estudo. Separe apenas o material necessário e mãos à obra!

O que achou das nossas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar a ter ótimos resultados na sua caminhada de vida escolar do ensino fundamental! Continue acompanhando o blog do Colégio Divino Salvador e leia sempre os melhores conteúdos. Acesse aqui! 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados