O processo de adaptação ao novo universo

26.Fevereiro.2019
 
Compartilhe


Se adaptar é se adequar a uma nova realidade. Algumas pessoas possuem mais dificuldade em vivenciar esse processo e outras, menos. O que importa é aprender a lidar com esse fator tão importante para a vida. As crianças, por estarem apenas no início dela, devem ser acompanhadas de perto para que a etapa de se adaptar à escola seja tranquila e natural, mas para isso é importante que os pais estejam na mesma sintonia, pois eles ou os responsáveis podem ser boas referências para os pequenos.

A palavra de ordem é “coragem”. Os pais da criança recém-chegada devem se munir de coragem a fim de entregarem seus filhos, com plena confiança, ao educador que os acolhe. Quanto mais os pais ou responsáveis transmitirem firmeza e confiança para a criança neste momento, mais fácil será para ela vivenciá-lo. Ao perceber a tranquilidade nos pais, ela se sentirá mais calma também e querida pelas outras pessoas que a acolherão de forma carinhosa. Com isso, a tendência é que aquele impacto de uma nova rotina, novas relações ou espaço seja menos desconfortável.


Por outro lado, caso a criança sinta a insegurança dos próprios pais, ela pode absorver o mesmo sentimento e ter uma adaptação mais demorada e difícil. Por exemplo, se os pais se sentem culpados por deixar os filhos na escola, a criança pode acabar se sentindo abandonada e chorar na hora de se despedir, não querer ficar na escola.

Para ajudar no processo, é vital que os pais tenham além da coragem, todo o apoio necessário de um colégio que oferece o respaldo que esperam, como o Colégio Divino Salvador faz. 

Ou seja, contar com profissionais capacitados para orientar e facilitar o interesse da criança em querer entrar na escola, professores com competência e qualificação excepcionais e estratégia pedagógica bem aplicada.

Algumas dicas que damos aos pais são:

Seja pontual com seu filho na entrada do colégio

Ser pontual diminui a ansiedade da criança, e possibilita que ela aproveite todos os momentos preparados especialmente para bem recebê-la. Dessa forma, ela consegue ficar por dentro da explicação sobre o que vai acontecer em seu dia, desde a hora de sua chegada até o momento da saída, e ter então mais segurança.

Providencie o uniforme

As crianças devem estar corretamente uniformizadas, não apenas como forma de identificação, mas para os pequenos em especial com a finalidade de transmitir o senso de pertencimento. 

Quando a criança se sente parte de um grupo e pode se identificar facilmente com os outros alunos tudo flui de maneira mais fácil. Afinal, se ela chega em um lugar que não conhece, com pessoas que não conhece e se sente diferente do restante, ficará muito mais intimidada.

Facilitar esse aspecto é muito importante.


Organizando o material escolar

O quanto mais você puder organizar a ida da criança à escola, melhor para transmitir segurança. Ir criando uma rotina, com o material escolar separado adequadamente, a lancheira feita e começando a fazer com que a criança sinta que é dona das coisas dela, ela se sentirá especial e passará a gostar mais também da fase de começar a ir para a escola.

Costuma ser um fator que ajuda bastante na adaptação. Também proporciona a sensação de que estão cuidando para que a criança passe bem o dia, mesmo longe dos pais na escola.

Na hora da despedida

Sempre explique à criança o que vai acontecer, a transparência gera confiança dela também e principalmente nos pais. Fale quem irá buscá-la na hora de ir embora, dê um beijo e um abraço. Com certeza, mesmo sendo pequena, a criança se sentirá mais segura com a explicação. 

Muito importante: não passe a criança do seu colo para o colo da educadora. Coloque-a no chão, ajude-a a colocar a mochila e incentive-a a entrar andando na sala de aula. Isso evitará que o processo seja ainda mais difícil.

Com essas dicas esperamos que nossos pequenos tenham um excelente início de aulas. Com a certeza de que percorrerão uma grande jornada de desenvolvimento e alegrias sendo muito bem acolhidos pela nossa equipe.


Coragem sempre! Pois, o Colégio Divino Salvador está à disposição para lidar com muito carinho com cada etapa dos alunos.

Não deixe de agendar uma visita à nossa escola para conhecer de perto nossa forma de atuação e tirar quaisquer dúvidas. 

Para informações sobre matrículas acesse clique aqui!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados