Você sabe o que é Letramento Digital?

14.Setembro.2020
 
Compartilhe

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. A tecnologia não só apresenta situações inéditas e desafiadoras com as quais os jovens têm de aprender a lidar, como também promove cenários positivos que permitem a inovação e o desenvolvimento da criatividade.

Além disso, a situação atual de pandemia mostrou que dominar a tecnologia não é somente saber utilizá-la, fria e tecnicamente, mas precisa ser um processo empático, levando em consideração o outro, de constante atenção e transformação. 

Por esses motivos, o Colégio Divino Salvador inovou por incluir em sua grade a disciplina de Ética e Letramento Digital, que explora o mundo tecnológico através de discussões e reflexões sobre assuntos que podem passar despercebidos aos jovens, tais como a segurança online, o respeito ao próximo no mundo digital e a conscientização do quanto a tecnologia tem moldado nosso comportamento.

É essencial que os alunos tenham consciência da influência da tecnologia sobre como interagem com quem está perto e com quem está longe deles, e das diferenças entre a linguagem síncrona e assíncrona, presencial ou mediada por telas, e ainda mais importante, o que é público e o que é privado na internet.

As aulas de Letramento Digital buscam promover o crescimento humano do aluno fazendo uso de meios digitais para desenvolver o senso crítico, mantendo o foco nos pontos positivos das tecnologias e apresentando os riscos e perigos mais comuns que diariamente nos deparamos no mundo digital.

Durante os encontros, o professor media discussões sobre as propagandas, os padrões de beleza, as fake news, o cyberbullying, o plágio e muitas outras informações que chegam aos alunos sem serem solicitadas, e eles passam a estar conscientes disso, dispostos a desenvolver propostas coerentes para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva mesmo online.

A sala de aula se torna local onde as argumentações e opiniões são valorizadas. Realizamos a busca de fatos, dados e informações confiáveis para formular e defender ideias e decisões que respeitem e promovam a ética. Incentivamos em nossos alunos a ciência da responsabilidade individual, tanto na privacidade, como no conteúdo público, de buscar desenvolver relações pacíficas, positivas, que o façam cuidar de si mesmo dos outros e do planeta. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados