POR QUE INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA?

24.Outubro.2018
 
Compartilhe

Ler é mergulhar num universo paralelo e dar asas para a imaginação. Um exercício que colabora para a criatividade e para o desenvolvimento. Através da leitura, é possível imaginar e interpretar o mundo da maneira que você quiser, não há limites. Aprofundar-se em um assunto de interesse ou apenas viajar numa história surreal são apenas algumas das vantagens de ler.


A literatura permite escolha, pois há diversos segmentos literários disponíveis por aí, desde infanto-juvenil, steampunk (subgênero de ficção científica), romântico, relacionamento, autoajuda, temas da modernidade, de caráter religioso até Best Sellers conhecidos mundialmente. E essa liberdade para ter contato com qualquer assunto individualmente é algo fantástico, pois cria uma independência para a busca do conhecimento.

Além disso, diferentemente de uma pesquisa na internet, que muitas vezes tem resultados duvidosos, com os livros não há esse perigo, eles são extremamente confiáveis. 

Aliás, usar a internet a seu favor justamente para encontrar os livros certos pode ser uma boa opção. Torna mais fácil a busca pelo livro que se encaixa exatamente no tema que você quer ler e, então, poder ir na loja física ou online, na biblioteca da escola, comprar ou pegar emprestado. Ainda tem a opção de adquirir e fazer download para um kindle, se você o tiver, assim você não carrega peso levando um livro grande para lá e para cá. 

# Criando gosto pela leitura

Muitas escolas, geralmente a cada bimestre, pedem que o aluno leia um livro para exercitar a interpretação de texto, entre outros aspectos, e aplica uma prova sobre ele.
 
Isso é legal, pois você acaba lendo conteúdos que talvez não leria se não tivesse a "obrigatoriedade" e tem a chance de começar a curtir novos temas. 

No entanto, por que ler somente quando há uma exigência? Ler sem obrigatoriedade é ainda mais prazeroso.

Crie gosto pela leitura, busque livros sobre temas do seu interesse, peça indicações aos bibliotecários, vendedores, professores, pais e amigos. Troque livros, peça emprestado, empreste os seus... 


Tudo isso fará com que você adquira conhecimento pela própria leitura e pela troca de ideias com as pessoas sobre os mais diversos livros e conteúdos. Aproveite muito essas oportunidades, tanto na escola quanto fora dela, pois a leitura permeia a vida, não só o âmbito educacional!

# Sabia que ler ajudar a melhorar a comunicação e a escrita?

Além do gosto pela leitura, é importante reconhecer o quanto ler colabora intelectualmente. Hã? Isso mesmo! Contribui para a sua inteligência.

Ler amplia seu vocabulário e, tendo um vocabulário maior e melhor, você se expressa também muito melhor, se comunica melhor, se faz entender mais facilmente e passa a compreender melhor as outras pessoas também. E nem precisamos falar sobre a importância de se comunicar bem, não é?

Comunicando-se bem, a vida fica muito mais fácil, você pode defender suas ideias e ser mais convincente, seja na apresentação de um trabalho escolar, seja na hora de pedir algo aos seus pais e, principalmente, num futuro nem tão distante assim: no mercado de trabalho. Nem imagina, não é? Pois é, mas quem "fala bem", tem mais facilidade para arranjar empregos e se manter neles. Fica a dica desde já!

A leitura não só te ajuda a se expressar melhor, como também a escrever melhor. Com o exercício de ler, a forma como as palavras são escritas automaticamente se fixa mais no seu cérebro e isso te ajuda a escrevê-las corretamente. Além de facilitar, é claro, seu aprendizado.

Ou seja, sem esforço algum, pelo simples gosto pela leitura, você já aprende muito! E quem não gosta de aprender se divertindo? Tem coisa melhor?

# Criando um grupo de leitura
Que tal, então, se juntar aos amigos e começar um grupo de leitura? 

É fácil! Façam uma lista dos livros que já leram em comum e uma lista dos livros que todos querem ler. Troquem indicações. Combinem no mês anterior qual será o "livro da vez".


Reúnam-se uma vez por mês ou mais (como for melhor para todos) e troquem ideias sobre: o que acharam de mais curioso naquela leitura, o que aprenderam, o que não gostaram, releiam juntos as partes mais impactantes, enfim, façam essa roda de conversa! Sempre que possível, convidem um novo amigo para participar e disseminem o "vírus da leitura"! 

Com os amigos tudo fica mais legal, ler não seria diferente.

# Sonhando com o futuro

Com todo esse aprendizado e gosto pela leitura que você pode tomar ao longo da vida, quem sabe um dia não é você também a escrever um excelente livro? Já imaginou?

Não existe idade para isso. Se quiser, comece hoje! Registre seus próprios conteúdos, arquive, faça-os de diversas formas. Que tal em poesia? Por que não uma narrativa? Não se prenda a isso. Apenas use a imaginação sem limites e crie!


Gostou desse blogpost? 

Escreva nos comentários uma indicação de livro. Compartilhe conosco as suas leituras!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados