O ENSINO QUE PREPARA PARA O AMANHÃ

14.Setembro.2018
 
Compartilhe

A educação proporciona oportunidades para avançar, tanto para indivíduos quanto para a sociedade. O objetivo das instituições escolares é preparar crianças, adolescentes, jovens e adultos para a vida, para um futuro que chega a cada novo dia.

O desafio de propor formas de aprendizado efetivas para as próximas gerações aumenta mais e mais a cada dia. Já que não sabemos exatamente o que o amanhã nos reserva, como preparar os jovens para o desconhecido?

Garantir a continuidade dos processos é planejar o hoje com olhos no amanhã, um futuro tão próximo que nos revela o futuro um pouco mais distante. Ou seja, ainda que muitas mudanças acontecem no decorrer das etapas, a capacidade de adaptação torna possível a superação das adversidades por meio de práticas flexíveis, que conversem com cada tempo e ofereçam, em cada momento, aquilo que é, de fato, necessário.

Desde o início do processo de alfabetização, os estudantes são estimulados a fazer escolhas, enfrentarem desafios e exames de todos os tipos. Assim, alicerçados numa base formada ao longo dos ciclos do Infantil ao Fundamental, os alunos, ao chegarem ao Ensino Médio, consolidam as habilidades que serão fundamentais para enfrentar os mais concorridos vestibulares do país e essenciais para que eles possam se realizar em sua plenitude nas escolhas que fizerem. 


Portanto, não é justo estabelecer prioridade para uma determinada faixa etária com relação à educação. A criança tem necessidade de um colégio de qualidade assim como o adolescente e o jovem. “Ah, mas meu filho ainda é pequeno, só vai à escola para brincar”. Que reflexão equivocada a cerca da Educação Infantil! “Ah, mas meu filho já é bem ‘grandinho’, agora sabe se virar em qualquer escola”. Uma compreensão completamente equivocada a cerca do Ensino Médio.

Uma etapa prepara para a outra. É como uma escada... Cada degrau que se sobe conduz ao mesmo objetivo: ao topo. Um ensino que prepara para o amanhã tem conexão total entre as etapas do processo e integra os saberes visando a formação integral do aluno. 

Vem conferir como funciona no Divino!

EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta do Divino para a Educação Infantil tem uma visão moderna e ampla da educação, amparada por valores sérios, consistentes e eficientes. Por esse contexto, os cursos são realmente planejados para promover o desenvolvimento integral da criança sob os aspectos físico, cognitivo, emocional, social e espiritual, favorecendo o lúdico e a criatividade, além das condições para o processo de alfabetização. 

Partimos do pressuposto de que a Educação Infantil se define como espaço para promover aprendizagem a partir das potencialidades das crianças. Por isso, o Colégio Divino Salvador prima pelo aprendizado e interação, fundamentados nos valores cristãos e na parceria entre família e escola.

No Divino, a formação é enriquecida com aulas de música, educação física, inglês e informática. Essas atividades já fazem parte dos cursos, não são adicionais, pois acredita-se que possibilitar um desenvolvimento amplo “agora” trará muito mais recursos para a criança e para a família, hoje e no futuro.

O Divino Infantil já prepara o aluno para o primeiro ano do Ensino Fundamental, possibilitando uma melhor adaptação ao curso. Ou seja, há a continuidade do ensino, garantindo para a criança e para a família maior harmonia, acompanhamento e resultados.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental caracteriza-se pelo desenvolvimento efetivo do conhecimento e do potencial humano. E esse é o trabalho realizado no Divino, com um projeto educativo consciente, moderno e diferenciado, que une didática, tecnologia, profissionais experientes e conteúdo planejado, para formar adolescentes e jovens bem preparados e com qualidade de vida.

Na primeira fase (1º ao 5º ano), os alunos são preparados para as constantes mudanças da realidade. A formação escolar motiva a criança para o diálogo, incentivando nela o desejo de pesquisar.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) favorecem a utilização dos conhecimentos já adquiridos, em novas condições e contextos. A partir dessa etapa, o aluno não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental.

O ensino e a formação não ficam apenas em sala de aula. Seminários, eventos, mostra cultural e diversas atividades são realizadas durante todo o ano escolar. Além disso, os alunos podem participar do Divino Musical, com coral e orquestra envolvidos em projetos artístico-culturais semestrais. No esporte, o trabalho de formação é realizado nas suas Escolinhas de Esportes, nas modalidades Basquetebol, Futsal, Ginástica Olímpica, Xadrez e Karatê.


ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio COC é um curso avançado para a preparação do aluno aos vestibulares, mas vai além: no Divino, o material de estudo, a didática dos professores e as atividades proporcionadas pelo Colégio possibilitam um aprendizado efetivo, trabalhando também o conhecimento do aluno para um bom desempenho na universidade. Não basta passar no vestibular, é preciso ter condições para um bom desempenho no ensino superior.

Em todos os cursos, o Divino utiliza o material multimídia do Sistema COC de Ensino. No Ensino Médio esses recursos são estendidos, consolidando ainda mais o conhecimento.

Aulas em laboratório bem equipado, simulados, portal educativo na internet, plantão online, livro eletrônico, projetos interdisciplinares e uma série de outras práticas deixam o curso moderno, atrativo e eficiente. 

O Divino tem o compromisso de ensinar com valores enriquecedores, como criatividade, capacidade de análise, solidariedade, autoconhecimento, participação e descoberta da realidade, visando a formação integral do aluno. 


Na proposta educativa do Colégio, todos os cursos desenvolvem no aluno habilidades para a análise da realidade e sua participação na vida social, alicerçadas em princípios cristãos, democráticos e de cidadania. No Divino, o aluno tem os recursos que precisa para seu melhor desenvolvimento humano.

Todos os cursos têm equipes de educadores especializados, planejando constantemente os cursos, atualizando e favorecendo cada vez mais o desenvolvimento de alunos, professores, assistentes, matérias, atividades e relacionamento com a família.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados