Dicas para ter foco e concentração nas aulas

16.Abril.2020
 
Compartilhe

Já se foi o tempo em que alunos eram apenas ouvintes em sala de aula, onde o professor era o único que tinha o conhecimento. Hoje, os estudantes têm acesso fácil a muita informação, portanto, podem também ser disseminadores do conhecimento e participar ativamente das aulas. 

Diante disso, mudou a forma com que professores e alunos se relacionam no dia a dia escolar. Para os estudantes, o desafio é manter o foco e a concentração nas aulas. Para os professores, é fazer da sala um ambiente atrativo e interativo.

Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você, estudante, a ter disciplina e concentração na hora de estudar. Confira quais são!

# Tenha uma alimentação saudável
 

Você sabia que alimentos processados com muito açúcar podem causar irritabilidade, hiperatividade e prejudicar a sua concentração? Por isso, a dica é evitar o consumo exagerado desses produtos. Dê preferência a alimentos que forneçam energia e que proporcionem bem-estar. Consuma proteínas, vegetais e frutas. Eles ajudam a manter seu humor e energias regulados, consequentemente, contribuindo para você ter mais foco e concentração na hora de estudar. E, não se esqueça: coma, pelo menos, de três em três horas e beba bastante água!

# Descanse e durma bem
 

Se você estiver cansado e com sono, dificilmente vai conseguir estudar qualquer coisa. Além de prejudicar a atenção, o sono e o cansaço também afetam a memorização dos conteúdos explicados na aula. Uma boa noite de sono renova as energias, auxilia no aprendizado, na concentração e na disposição para encarar todas as atividades do dia. Então, pelo seu bem e pelo bem das suas notas: descanse e durma!

# Pratique atividade física


A disposição física também reflete na capacidade de ter foco e concentração nas aulas. Por isso, outra recomendação válida é a prática de exercícios. Escolha o que mais te agrada: caminhada, natação, futebol, dança etc. O que vale é ter uma válvula de escape. Ao praticar alguma atividade física, seu corpo libera o estresse, gasta energia e relaxa, deixando sua mente mais calma na hora de estudar.

# Menos conversa e mais anotações
 

Tente sentar perto do professor e longe dos seus amigos em sala. Assim, você dificilmente irá se distrair com conversas paralelas durante a explicação daquele novo assunto. Quando você escuta tudo o que o professor diz e anota, fica mais fácil para estudar depois. Anote em tópicos, em parágrafos ou, como quiser. O importante é revisar as anotações depois para fixar o conteúdo de uma vez por todas.

Leia também:


# Questione
 

Quanto mais participar das aulas, mais você vai se concentrar e aprender. Para isso acontecer, uma boa forma é fazer perguntas. Assim, cria-se uma interação com o professor e outros alunos interessados, o que vai aumentar a sua motivação. Não tenha vergonha de perguntar, não ache que sua dúvida é “boba”, pois, é muito provável que seja a mesma de outros colegas. Então, você estará ajudando mais alguém da sala a entender o assunto se fizer questionamentos. 

# Pratique técnicas que ajudam na concentração
 

Algumas atividades contribuem significativamente para aumentar a sua capacidade de concentração. Entre elas, estão a meditação e a yoga. Ambas trazem autoconhecimento, equilíbrio, harmonia, paz interior, felicidade, empatia, tolerância e, com certeza, contribuem para a hora do estudo acontecer de forma muito mais focada. 

# Deixe o celular guardado e em modo silencioso
 

Sabemos que, quando bem direcionado, o celular é uma ótima ferramenta de ensino. Com ele, podemos pesquisar, coletar dados, buscar referências e nos inteirar sobre assuntos atuais em tempo real. Mas, estar conectado em sala de aula pode significar distração e perda de foco. Portanto, se você não estiver usando o celular em alguma atividade é bom deixá-lo guardado e em modo silencioso. Deixe para responder as mensagens e conferir suas redes sociais na hora do intervalo!

Gostou das dicas? Aplicando-as no seu dia a dia, certamente, ficará bem mais fácil manter o foco na hora de estudar!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados