FECHAR
Popup
 
 
 

COMO AJUDAR O FILHO NAS TAREFAS ESCOLARES?

28.Novembro.2018
 
Compartilhe

É muito importante que o colégio e a família sejam parceiros no processo de aprendizado e na evolução dos jovens, principalmente das crianças, pois há um longo caminho entre o que é ensinado em sala de aula e o que o aluno aprende. 

Nesse processo, a lição de casa tem um papel fundamental. É por meio dela que o aluno conseguirá fixar melhor tudo que vem aprendendo nas aulas, colocando em prática os ensinamentos e pensando concretamente para reproduzir as respostas corretas, conforme o que foi estudado.


Devido a essa importância, separamos 4 atitudes que vão ajudar os pais a saber a melhor forma de conduzir para que a hora da lição de casa seja tranquila e sem batalhas. Assim, com certeza seu filho realizará as tarefas escolares da melhor maneira possível.

Veja abaixo:

#1 Crie uma rotina e um espaço adequado para o estudo
A rotina é extremamente importante para o estudante, pois dá segurança e alivia possíveis ansiedades, ou seja, propicia calma e tranquilidade, o que é essencial para bem realizar as tarefas.
Dessa forma, o aluno começa a aprender a administrar seu tempo, se organizando para cada coisa, de acordo com as prioridades, o que deve ser feito primeiro, o que deve ser feito depois e assim por diante.

Um espaço tranquilo, limpo, organizado e distante das "tentações" e do barulho faz toda a diferença para a concentração na hora do estudo. Propicie para que haja um ambiente assim na sua casa e evite também que seu filho estude na cama, pois lá ele pode sentir mais preguiça e sono. Ajude-o para que haja um local apropriado contribuindo para a concentração.


#2 Monitore as tarefas, mas evite correções

E necessário permitir que o aluno realize sua tarefa sozinho, isso é importante para o desenvolvimento dele. Dizer o enunciado ou falar o que foi solicitado sem que o aluno se esforce para entender só faz com que o estudante "se acomode", mesmo que de forma inconsciente.

Então, a melhor opção é esperar que ele faça a tarefa e somente quando terminar, você seja acionado para verificar o que foi feito.  


Caso, nesse momento, você perceba algum erro, não o aponte “de cara”, mas primeiro questione-o a respeito da entrega da lição, se ele já finalizou ou se ainda fará alguma revisão... Dessa forma, ele provavelmente sentirá o ímpeto de revisitar e eventualmente corrigir. E aí o pai pode dar dicas, partilhando sua própria experiência, fazendo perguntas ao aluno sobre o que ele aprendeu em sala de aula, ajudando-o a se recordar do assunto ou a interpretar a tarefa em questão. Nesse sentido, não diga por onde o aluno deve caminhar, mas aponte os caminhos e o deixe escolher como realizar a sua tarefa.

O erro não é necessariamente um problema, afinal, as lições são exatamente para que os alunos tenham a chance de desenvolvê-las e posteriormente corrigi-las junto aos professores e colegas em sala. Lembre-se que todo erro é uma oportunidade de evolução e reflexão para futuros desafios. Aprender que errar é algo comum ajuda no desenvolvimento pessoal.

#3 De olho no tempo
Esteja sempre atento ao tempo que seu filho leva para fazer a lição. Monitorar é importante para saber como está o desenvolvimento do seu filho. 


Crianças pequenas, geralmente, levam em torno de 30 minutos para realizarem suas lições, salvo algo excepcional passado pelos professores, o que pode ser inclusive alinhado com eles para mensurar se a criança está dentro do esperado e acompanhar.

É importante que o seu filho comece desde cedo a trabalhar a gestão do tempo. O começo, o meio e o fim na execução de uma atividade. Dessa forma, o crescimento será mais saudável e tranquilo e, aos poucos, ele vai aprendendo a controlar a ansiedade e a tensão.

#4 Acompanhe o aprendizado do seu filho

Ter autonomia para realizar as atividades que o colégio passa é essencial para cada aluno. Isso traz autoconfiança e colabora para o crescimento. Ao mesmo tempo, é importante que os pais se mantenham por perto "fiscalizando" seu desempenho, a fim de ajudar e corrigir, principalmente em relação à disciplina na hora de fazer a lição de casa. 

Então, esteja por perto, acompanhe, saiba como está o desenvolvimento do seu filho, quais as dúvidas e as maiores dificuldades que ele tem. Isso é vital para fortalecer o elo entre pais e filhos e a confiança deles em cada um.


A autonomia também é importante para que o aluno desenvolva uma autoestima fortalecida, para se sentir mais capaz e, no processo de aprendizagem, consiga se arriscar sem medo de errar.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog do Colégio Divino Salvador e confira muitas outras sobre o universo escolar!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados