Benefícios de estudar em um colégio católico

29.Julho.2019
 
Compartilhe

Você já parou para refletir acerca dos valores que formarão o caráter do seu filho? Com certeza, a educação é um ponto primordial para a construção de personalidade dele e, consequentemente, para sua boa relação com a família. 

Em um cenário onde as crianças e os jovens estão cada vez mais expostos às influências das mídias e da sociedade moderna, confusos sobre a relevância dos valores cristãos, além de contar com a formação familiar oferecida diariamente em casa, eles também podem ter seus valores reforçados por uma educação cristã na escola.

Continue a leitura e conheça os principais benefícios de estudar em um colégio católico!

Como fazer uma escolha consciente 
Na hora de definir o colégio no qual os seus filhos serão educados, os pais geralmente pesquisam sobre os professores que compõem o corpo docente, material pedagógico utilizado e se dedicam a conhecer pessoalmente toda a estrutura física (laboratórios, salas de aula, espaços de convivência) do lugar. 

Além disso, é importante avaliar a localização, o preço e a oferta de atividades extracurriculares que são de interesse dos seus filhos. Mas, um aspecto fundamental a ser considerado é se o colégio compartilha os mesmos valores cristãos da sua família. Afinal, aquilo que é apresentado e vivido em casa, precisa ser confirmado e não confundido pela escola.

                      Formação humana e cristã 

A educação cristã no colégio católico
Alguns católicos já têm optado por uma formação cristã para um melhor desenvolvimento humano dos seus filhos. E, é muito importante considerar não só os valores disseminados, mas também, a doutrina na qual a escola é baseada. Isso é fundamental para não confundir as crianças que, ainda muito cedo, acabam se deparando com diferentes realidades cristãs, sem saber qual o melhor caminho a seguir. 

Em família, eles participam da missa, grupos de oração, catequese da primeira eucaristia, crisma e consomem conteúdos católicos na televisão e nas redes sociais. Mas, quando chegam ao colégio, podem receber uma formação doutrinal contrária ao que é vivido pela família, sendo influenciados pelos professores e também pelos colegas. Por isso, para fortalecer a formação cristã que você já repassa aos seus filhos, escolher um colégio católico é a melhor a opção.

Colegas de classe, amigos de fé
A convivência social com crianças e adolescentes que compartilham da mesma fé num colégio católico é um reforço aos valores aprendidos em casa. Os colegas são um estímulo à participação em eventos cristãos e, principalmente, nas catequeses de primeira eucaristia e crisma. 

Como as salas são compostas por estudantes com idades semelhantes, eles acabam vivendo as experiências cristãs ao mesmo tempo, conversando, discutindo e debatendo sobre aquilo que aprenderam na igreja.

Confirmação da fé
Os conteúdos pedagógicos de um colégio católico seguem a linha de ensino regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, os conteúdos também se baseiam no grande livro da vida, que é a Bíblia, confirmando cientificamente os acontecimentos da humanidade. Ou, você acha que física, religião e biologia não estão relacionados?

Ensino humanizado
Sabemos que nem todos os dias na rotina do estudante são fáceis, principalmente por conta dos compromissos escolares. Mas, ao escolher um colégio católico para o seu filho, você pode se sentir seguro quanto a isso. Nele, a docência está sempre atenta para oferecer o suporte psicológico e humanizado que o seu filho precisa quando submetido a situações de tensão, como provas e entregas de trabalhos.

Escolha certa
Lembre-se: a educação que a escola oferece ao seu filho deve ser um reforço à formação ou crença já vivida em casa. Isso contribui para uma infância tranquila e também para a valorização da religião. 

Se você é um cristão católico, certamente, ficará despreocupado ao saber que o colégio no qual você deixa seu filho diariamente, segue os mesmos ensinamentos praticados em família. E, ao se reencontrarem no fim do dia, ele também poderá compartilhar o aprendizado cristão, fortalecendo os laços familiares por meio da fé. 

Depois de ter conhecido tantos benefícios, na próxima vez que tiver de escolher quem conduzirá a formação cognitiva, física e emocional do seu filho, considere conhecer um colégio católico. Nós, do Colégio Divino Salvador, estamos à disposição para lhe apresentar o nosso formato e estruturas de ensino!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados