Aproveite as férias para...LER!

21.Dezembro.2020
 
Compartilhe

As férias chegaram! Que tal aproveitar esse momento para viajar? Mas fazer uma viagem diferente, uma viagem na imaginação.

Ter tempo de sobra para aproveitar, se divertir, relaxar, brincar... As férias propiciam momentos para isso, no entanto é preciso saber bem aproveitá-los.

A leitura pode ser uma opção bem bacana para adentrar o mundo da imaginação sem ao menos sair de casa, mas ainda assim pode ser feita no parque ou em lugares ao ar livre, onde você estiver as possibilidades são diversas.

Por isso, separamos abaixo alguns dos benefícios de você incluir esse hábito em suas férias e explorar bastante a criatividade. Veja:

Aprendizado

A leitura promove o aprendizado constante mesmo nos momentos de lazer, isso porque os livros são uma rica fonte de conhecimento. Ler faz com que aprendamos sem nem perceber e isso é o mais mágico desse mundo.

Durante as férias ficamos muito tempo longe dos estudos, e para manter o cérebro ativo, os livros são opções ideais.

Por meio dos livros conseguimos ampliar o vocabulário, implementar novas formas de se expressar, enfim, trazer benefícios para uma melhor comunicação com as pessoas, uma melhor escrita etc.

Você escolhe

Ao longo do ano escolar, geralmente são solicitadas leituras de livros paradidáticos já preestabelecidos. Mas nas férias as possibilidades são infinitas! É você quem escolhe o que tem vontade ler, aprender e imaginar. O seu gosto é que predomina.

Poder escolher o gênero do livro (romance, ficção, aventura...) é uma oportunidade de explorar os assuntos que mais lhe agregam ou atraem, se aprofundar neles e se divertir.

Criatividade

Ler faz com que nossa mente possa ir além, imaginar, criar... e tudo isso contribui muito para o desenvolvimento. 

Quem nunca leu um livro e depois quando foi assistir o respectivo filme ficou frustrado? Isso acontece porque o filme nunca retratará as coisas como imaginamos inicialmente, pois cada um imagina de uma forma diferente. E isso é o mais legal, não ter limites para a imaginação e dessa forma contribuir para aflorar a criatividade que existe em cada um de nós e também os sentidos.


Outros mundos

O hábito de ler nos transporta a outras realidades, nos faz mais humanos também, nos permite colocar-nos no lugar de determinado personagem, sentir junto com ele as situações, criar empatia, admiração, repugnância entre outros.

Ter essa experiência traz também mais maturidade, pois a partir dela conseguimos trazer para o dia a dia o sentimento de respeitar “mundos diferentes dos nossos”, saber que não só nos livros há realidades diferentes das que vivemos, mas entender que assim é também a vida. Além disso, pode nos trazer muitos ensinamentos de como lidar com determinadas situações, problemas...

Longe das tecnologias

Outro bom motivo para ler nas férias é encontrar outra opção que não o divertimento apenas nas tecnologias. Todos sabemos que passar horas em frente à TV, ao computador ou tablet, bem como, utilizando o celular ou jogando videogame é prejudicial à saúde, em especial à visão.

Já reparou que quando você faz essas atividades, no final, fica mentalmente cansado, agitado ou impaciente? É porque as telas enviam um estímulo ao cérebro que o desgasta muito, os olhos tendem a nem piscar de tão fixos que estão ao que se assiste e isso é muito prejudicial. Infelizmente, fazemos sem nem perceber. Sabia inclusive que o máximo de tempo ao qual deveríamos ficar expostos a essas tecnologias é de duas horas por dia?

Pois é, com os livros não há esse problema, pelo contrário, você pode apreciá-los em qualquer lugar tranquilo sem se prejudicar ou se sentir esgotado. Eles não enviam impulsos visuais que te prejudicam.


Se preparando para o retorno

A leitura nos mantém ativos, nos instrui e isso não somente é positivo de forma geral, mas para bem nos prepararmos ao retorno às aulas.

O ideal é que em algum momento, inclusive se faça a leitura e revisão de matérias aplicadas no ano anterior a título de voltar ao dia a dia na escola por dentro do que estava sendo ensinado. Afinal, são tantos dias de folga, que as chances são enormes de nem lembrarmos onde paramos.

Procure organizar os livros do ano que se passou, fazer uma revisão por meio da leitura e assim poder voltar com tudo, reabastecido, descansado e focado para recomeçar os estudos da melhor forma!

Gostou desse conteúdo?

No Colégio Divino Salvador incentivamos os alunos a fazerem leituras inclusive durante as férias, isso porque entendemos o quão importante e valoroso é este hábito.

Aproveite esse momento, divirta-se, imagine, sonhe e se transporte para outros universos. Depois volte com tudo no início do ano!

Que tal aproveitar esse tempo também para conhecer nosso Colégio? Agende uma visita junto à sua família e confira de perto e melhor nossas práticas e formas de atuação para contribuir  e explorar ao máximo, e da melhor maneira, seu potencial.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados