Vestibulando no ano do Coronavírus

11.Maio.2020
 
Compartilhe

Para ajudar os alunos vestibulandos em 2020, reunimos as informações mais recentes dos vestibulares de maior interesse. Apesar do cenário de incerteza gerado pela pandemia do coronavírus, as instituições de ensino superior mais importantes de São Paulo mantiveram suas provas para o final do ano:

Unicamp

Inscrições: 31 de julho a 8 de setembro

Provas (Habilidades Específicas de Música): 14 a 21 de setembro (Etapa I) e 18 e 19 de outubro (Etapa II)

Provas (1ª fase): 22 de novembro

Provas (2ª fase): 10 e 11 de janeiro de 2021

Provas (Habilidades Específicas): 14 a 16 de janeiro de 2021


Fuvest

O maior vestibular do país, a Fuvest, receberá as inscrições entre 10 de agosto e 18 de setembro. As provas da primeira fase serão realizadas no dia 29 de novembro, e as da segunda nos dias 3 e 4 de janeiro de 2021.

Pedido de redução de taxa de inscrição: 15/6 a 10/7

Divulgação do Manual do Candidato: 03/08

Inscrições: 10/8 a 18/9

Prova da 1ª Fase: 29/11

Provas da 2ª Fase: 3 e 4/01/2021

Divulgação da 1ª chamada: 22/01/2021


Unesp

Inscrições: 8 de setembro a 8 de novembro

1ª fase: 15 de novembro

2ª fase: 13 e 14 de dezembro

Resultado: 28 de janeiro de 2021


Unifesp

A segunda fase do Vestibular Misto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que seleciona estudantes para alguns cursos da área de Ciências da Saúde, vai acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro. A primeira fase será o Enem 2020.

Inscrições: 21 de setembro a 23 de outubro

Provas: 10 e 11 de dezembro

Resultado: 26 de janeiro de 2021


ITA

Inscrições: 1º de agosto a 15 de setembro

Provas da 1ª fase: 20 de novembro

Provas da 2ª fase: 8 e 9 de dezembro


Enem (atualizado em 22/05/2020)

Inscrições: 11 a 27 de maio

ATENÇÃO: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. 

SAIBA MAIS: enem.inep.gov.br


Dicas para estudar para o Enem
1) Crie um cronograma

Estudar em casa requer ainda mais disciplina do estudante, já que ficar exposto a diversos atrativos fora da rotina comum pode tirar a concentração na hora de estudar. Para evitar que isso aconteça, mais do que nunca, é importante ter um cronograma de estudos para organizar seus horários. Separe um tempo para cada disciplina, resolução de exercícios, tempo de aulas e não esqueça de reservar um período para lazer, exercícios e descanso.

2) Saiba o que vai cair na prova

É impossível adivinhar tudo o que vai cair na prova do Enem, porém, existem muitos assuntos que são frequentes no exame. Além disso, a Matriz de Referência do Enem sinaliza tudo o que é preciso estudar para a prova. Tendo conhecimento das exigências do exame e dos assuntos que mais caem nas provas fica muito mais fácil para o estudante saber em quais assuntos deve focar.

3) Aproveite as Videoaulas

As aulas por meio de vídeos são um dos métodos de tentar manter o estudante mais próximo do que seria um ambiente de sala de aula. Entre as vantagens das videoaulas está a possibilidade de poder assistir quantas vezes for necessário, além de fazer pausas no vídeo para anotações importantes, seja de um novo aprendizado ou de uma dúvida que precisará esclarecer posteriormente. A plataforma Portal COC disponibiliza aos seus alunos mais de mil videoaulas curtas e objetivas que te ajudarão nas matérias e na resolução dos exercícios do seu material de estudos.

4) Refaça as provas

Mesmo para quem já conhece a prova, resolver questões anteriores é um diferencial para desenvolver a capacidade de interpretação, que é muito exigida no exame, além de familiarizar o participante com o nível de dificuldade das questões.

5) Pratique a redação

O tema da redação do Enem é sempre uma incógnita tanto para professores quanto para estudantes e, neste caso, ter uma boa capacidade de argumentação é o que fará com que o estudante tenha uma boa nota. Mas para que essa capacidade seja atingida é necessária muita prática durante o tempo de preparação. Para praticar, é aconselhado que os temas sejam interdisciplinares para ampliar a capacidade do estudante falar sobre diversos assuntos. Por isso, também é importante se manter atualizado com questões históricas, causas sociais e notícias nacionais e internacionais. Além de tudo isso, é indispensável conferir a Cartilha de Redação para ter consciência do tipo de texto esperado pela banca avaliadora.

6) Faça simulados

Os simulados são uma excelente opção para quem quer se sentir próximo do ‘clima’ de prova. Neles, é possível cronometrar o tempo e ainda simular quanto você gastaria nas questões, podendo assim se programar para o mesmo período que terá para responder as questões de cada dia. Além disso, resolver questões pelo computador é uma excelente opção para treinar para o Enem Digital 2020. 

7) Acompanhe as notícias

Além dos conteúdos que são ensinados em sala de aula, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada, neste caso exigindo que os estudantes possuam um conhecimento amplo dos temas sociais atuais. Esses conteúdos podem ser exigidos em diversas áreas do conhecimento, por isso, é recomendável estar atento a essas informações. Para isso, acompanhe portais de notícias, assistam e leiam jornais para se manter informados.


Enquanto a situação da pandemia da covid-19 não se define, uma opção para fazer bom uso do tempo é realizar a leitura dos livros obrigatórios. A professora de literatura Nathália Mondo, sugere:

Sobrevivendo no Inferno – Racionais

Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus

Sonetos – Camões

Sermões de Quarta-feira de Cinza - Padre Antonio Vieira

Poemas Escolhidos - Gregório de Matos

Mayombe – Pepetela

Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

O Espelho – Machado de Assis

Quincas Borba – Machado de Assis

Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles

A Falência - Júlia Lopes de Almeida

A Relíquia – Eça de Queirós

O Ateneu - Raul Pompeia

Angústia – Graciliano Ramos

A Cabra Vadia - Nelson Rodrigues

A História do Cerco de Lisboa - José Saramago

Claro Enigma – Drummond

O Marinheiro – Fernando Pessoa

Campo Geral – Guimarães Rosa

A teus pés - Ana Cristina Cesar

Nove Noites -Bernardo Carvalho


E o emocional? A psicóloga escolar do Colégio Divino Salvador, Maria Isabel Gut, reuniu várias dicas para lidarmos com os mais diversos sentimentos e cuidarmos da saúde mental durante a pandemia no vídeo:



Também, se você for aluno do Colégio Divino Salvador, faça uso de um diferencial que oferecemos para vocês, o SOE – Serviço de Orientação Educacional. Dificuldades de aprendizagem, resolução de conflitos, questões familiares, escolha de carreira, vestibulares, são alguns dos temas que com frequência surgem nos atendimentos. Um trabalho diferenciado que olha com muito zelo pelo bem estar pleno de cada um de nossos alunos.


Resumindo:
1) Não pare, mantenha o ritmo de estudos.
2) Use todos os recursos que tiver à mão: livros, videoaulas, podcasts...
3) Tire o pijama e tenha rotina.
4) Fique ligado no noticiário sobre o coronavírus. Questões de atualidades serão cobradas nas provas.
5) Compartilhe suas ansiedades, dificuldades e medos. Faça uso do SOE – Serviço de Orientação Educacional


fontes:

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/vestibulares-2021-veja-as-datas-da-fuvest-unicamp-unesp-ita-e-unifesp/347751.html
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ufu-mg-suspende-aplicacao-de-provas-do-vestibular-2020-2-por-coronavirus/347668.html
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/pandemia-acrescenta-dose-de-angustia-e-incerteza-a-rotina-de-vestibulandos.shtml
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-pandemia-gera-suspensao-do-vestibular-2021-da-uerj/347695.html
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-estudar-para-o-enem-2020.htm

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/06/mec-vai-criar-enem-seriado-com-reformulacao-das-avaliacoes-da-educacao-basica.ghtml


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados