SETE DICAS PARA ESTUDAR NAS FÉRIAS

10.Dezembro.2018
 
Compartilhe

Férias é época de descanso, de recarregar as energias, reabastecer, curtir os momentos livres com os amigos e a família. É essencial aproveitar bem esse período para se recuperar, respirar e voltar com tudo para o novo ano escolar que se inicia.

Em contrapartida, ficar aproximadamente 2 meses longe dos estudos por completo também não é bom. Por isso é importante ter um equilíbrio ao longo desse período para manter uma rotina de desenvolvimento e não enferrujar, o que dificultaria o retorno ao ritmo escolar.

Para encontrar esse equilíbrio e facilitar seu dia a dia nas férias, separamos algumas dicas que vão te ajudar a relaxar e também dedicar determinado tempo aos estudos de forma leve.

Confira:

#1 Arrume o material

Aproveite o tempo livre para arrumar os cadernos, separar os itens que não tem mais utilidade. Organizar o que deve ser jogado fora ou doado e o que deve ser guardado. Nesse momento há a oportunidade também de separar matérias e conteúdos aplicados ao longo do ano para dar uma revisada.

Relembrar algo que foi esquecido e dar uma lida é sempre válido para reforçar na memória e dar continuidade às novas matérias do ano seguinte.


#2 Organize seu tempo

A prioridade nas férias é o descanso, claro, mas, se for possível, organize seu tempo dedicando algumas horas por semana para estudar. Dessa forma o lazer e os estudos não serão prejudicados.


O ideal é que nenhum dos dois lados sejam comprometidos. Ainda mais se você for prestar vestibular no final do ano, é bem importante incluir os estudos nas férias de forma equilibrada, pois isso irá suavizar um pouco a tensão que virá ao longo do ano. Adiantando os conteúdos, fica mais fácil.

#3 Outras formas de estudar

Utilizar mecanismos de lazer para estudar é uma excelente opção ao longo das férias. Por exemplo, assistir filmes, ler livros, ouvir músicas ou conteúdos em formato de áudio, torna os estudos e o aprendizado em geral mais interativo, divertido e leve. Nem parece que está estudando, não é?

Pesquise materiais que contribuam para o desenvolvimento e a absorção de conteúdo. Isso pode te ajudar ainda mais a fixar o que foi lido, visto ou escutado, além de abrir portas para encontrar outras formas de aprender.


#4 Desconecte-se

O celular, o computador, a televisão entre outros aparelhos tecnológicos são verdadeiros vilões das férias. Não somente para o aproveitamento dos estudos, mas até para o lazer.

É importante ter consciência de que eles tomam um tempo do dia que, se não temos disciplina, é totalmente desperdiçado. 

Manter-se conectado inclusive eleva os níveis de tensão. Procure limitar o tempo que destina ao uso dos aparelhos tecnológicos e relaxe ainda mais. Dessa forma, você curte melhor as férias, opta mais por realizar atividades ao ar livre, como praticar esportes, que contribuem para o seu bem-estar, para manter a mente limpa e leve para absorver o aprendizado, por exemplo, na leitura de um livro ou na própria observação da natureza. Tudo é aprendizado.

E por que não aproveitar para escrever? Ao invés de ficar vidrado no celular, crie o hábito da escrita. Escreva sobre o seu dia, sobre o que observou na cidade, nos acontecimentos do mundo, entre outros. Crie conteúdos que te ajudem a refletir e fortalecer seu poder de argumentação. Isso expande a criatividade e é uma opção excelente para contribuir na redação dos vestibulares de fim de ano.


#5 Estude matérias difíceis

Ao longo do ano letivo, as tarefas, trabalhos, provas, etc., acabam tomando boa parte do tempo do aluno e fica cada vez mais difícil se dedicar para tratar as dificuldades, como lidar com as matérias mais difíceis. Às vezes falta tempo para se aprofundar mais e tirar a limpo as dúvidas mais cruéis que literalmente nos deixam estagnados e sem conseguir acompanhar a evolução dos conteúdos.

Por isso, nas férias, aproveite parte do tempo livre para reforçar sua dedicação em aprender o que foi mais difícil, sanar as dúvidas, se aprofundar realmente para entender a matéria mais complexa e voltar com tudo na ponta da língua no ano seguinte.

#6 Não estude demais ou horas seguidas

É importante estudar, mas não mate as férias para isso! 

O "menos é mais", estudar menos, mas com atenção, dedicação, no tempo estipulado, e tendo equilíbrio com o descanso, pode render muitíssimo mais frutos do que virar noites estudando nas férias e não respeitar o tempo que o nosso corpo precisa para reabastecer e processar no cérebro tudo que foi estudado, fixando as informações.

Não exagere. Reponha as energias e faça tudo a seu tempo, com calma e empenho.


#7 Durma bem e tenha equilíbrio

Claro que nas férias está liberado extrapolar um pouco os limites, dormir tarde alguns dias, sair da rotina, sem compromissos de horário etc., mas assim como para a organização do tempo de estudo é necessário equilíbrio, é também importante ter equilíbrio para manter um sono regular. 

Não extrapole todos os dias. Aproveite para descansar, dormir cedo também, acordar cedo em alguns dias. Enfim, equilíbrio é a palavra que deve nortear o cuidado com seu sono, assim como com sua alimentação, tempo de lazer e de estudo. 

Equilíbrio é a palavra que deve orientar a vida em geral, mas principalmente se você está adentrando o último ano do colégio, é essencial incluir essa palavra como prática real no seu dia a dia. Você vai ver que seus resultados serão ainda maiores para continuar a trajetória rumo ao ensino superior.


Curta as férias e volte com tudo no início do ano!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados