Dicas de Podcasts para Estudar

19.Junho.2020
 
Compartilhe

Cada vez mais comuns em nosso dia a dia, os podcasts são grandes aliados para agregar novos conhecimentos e fixar conteúdo! Visto ser uma mídia produzida especificamente para ser ouvida, pode facilmente ser consumida enquanto você realiza outra atividade, gerando um grande aproveitamento do tempo.

É uma ferramenta que, sem dúvida, resgata a oralidade, inspira criatividade e tem grande potencial para desenvolver habilidades cognitivas nos ouvintes, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico. Pensando nisso, preparamos este artigo com os melhores podcasts do meio educacional para você estudar:


FLUENTE NO INGLÊS

1. Domine Inglês

Estes mini-podcasts poderão lhe ensinar muitas frases, palavras, phrasal verbs e expressões do dia a dia em inglês, além de falar sobre a cultura americana, enquanto lhe ensina a “pensar como um nativo”. Com publicação diária, trazem lições curtas e dúvidas frequentes sobre a língua inglesa, além de exercícios fonéticos para treinar.

https://domineingles.com.br/


2. Ted Radio Hour

Se você é fã do tão aclamado Ted Talks, você vai amar o Ted Radio Hour. Eles combinam séries de Ted Talks para criar uma hora de conteúdo mega interessante. Os tópicos são diversos, como por exemplo, o poder do design, pirâmide de maslow, mantendo segredos, conhecimentos inexplicáveis e muitos outros... É uma coprodução entre Ted Talks e a rádio NPR.

https://www.npr.org/podcasts/510298/ted-radio-hour


3. Aprenda inglês com música

O “Aprenda inglês com música” apresenta um conteúdo mais focado nos estudantes de inglês que estão entre o nível iniciante intermediário. Durante os episódios, a professora Milena escolhe uma música e faz um trabalho de tradução da letra. Além de explicar para os ouvintes o que está sendo dito na canção, ela também faz diversos comentários sobre a estrutura, o vocabulário e a pronúncia. Os podcasts são curtos, com duração média de 20 minutos.

https://teachermilena.podigee.io/


FIQUE POR DENTRO DA CIÊNCIA

1. Fronteiras da Ciência

Um programa que explica como funciona a Ciência, numa linguagem acessível, porém sem subestimar a inteligência e a sede de conhecimento do ouvinte. É conduzido por professores do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de ser considerado um dos melhores podcasts brasileiros, o Fronteiras é transmitido pela Rádio da Universidade (UFRGS) e por outras rádios educativas, inclusive fora do país.

http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/


2. Scicast

Se você tem dificuldades com disciplinas como Química, Física e Matemática, o “Scicast” pode te ajudar muito. O podcast não só explica os conteúdos das Ciências Exatas e Naturais, como faz isso usando exemplos do dia a dia. Todos os assuntos são apresentados de forma didática, o que facilita ainda mais a compreensão.

https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/


3. Nerd Cursos

A disciplina base do “Nerd Cursos” é a Biologia. Você pode ouvir sobre biomas brasileiros, como a Caatinga, mas também aprender sobre a geografia e a história do local. Produzido pelo professor Marco Nunes o podcast oferece materiais de revisão rápida sobre os conteúdos que mais são cobrados nos vestibulares e no Enem. As publicações são semanais.

https://www.nerdcursos.com.br/podcast


LITERATURA REVISITADA

1.Marca Texto

O podcast de literatura do Guia do Estudante traz a cada episódio uma análise de uma das obras pedidas nos principais vestibulares do país. A cada bloco, um bate-papo entre o jornalista Felipe Sali e um professor de literatura convidado para tratar todos os aspectos do livro, como personagens, contexto histórico, entre outros. Marca Texto é para os vestibulandos, mas é também para qualquer amante da literatura!

https://www.youtube.com/playlist?list=PL564MsldYomhl5krzrB_MxB5NvH77TMJB


2. Caixa de Histórias

O Caixa de histórias é um podcast literário que pretende lhe dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras para novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.

https://www.b9.com.br/shows/caixadehistorias/


CONHEÇA A HISTÓRIA

1. Presidente da Semana

Programa em áudio do jornal Folha de São Paulo que conta a história de todos os presidentes do Brasil e do contexto social e político de cada mandato desde o início do presidencialismo. Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu está disponível no site da Folha e também em outras plataformas.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/ouca-todos-os-episodios-disponiveis-do-podcast-presidente-da-semana-sobre-os-presidentes-do-brasil.shtml


2. Escriba Cafe

Escriba Cafe é mais do que um podcast — é uma experiência.Cada programa apresenta um show de produção, com sonoplastia criativa e imbatível e uma apresentação impecável, além de ser produto de uma pesquisa detalhada. A história, o homem, seu mundo e o universo: conheça de forma emocionante o chão que você pisa através desse premiado podcast e também excelentes artigos. A história pode ser muito mais interessante quando contada de forma mais imersiva. O Escriba Cafe é aberto à todos aqueles que tem sede de conhecimento, de debate e de opinião.

https://escribacafe.com/qt-series/podcast-escriba-cafe/


FILOSOFIA PARA O DIA A DIA

1. Filosofia Pop

O podcast Filosofia Pop tem o objetivo divulgar Filosofia como parte da cultura, promovendo o diálogo com diferentes áreas do conhecimento. A cada episódio, o programa recebe um convidado para tratar de temas como literatura de Camões, Fake News e Pós-verdade sob a visão filosófica.

https://filosofiapop.com.br/category/podcast/


ATUALIDADES NA PONTA DA LÍNGUA

1. Mamilos

Polêmica, empatia, respeito e embasamento. O Mamilos é um podcast semanal que discute os temas polêmicos apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. De forma colaborativa recebemos especialistas inspiradores para falar de economia, política, comportamento, educação, ciência, saúde e muito mais. A busca da informação feita com curiosidade e humildade, desenvolve um jornalismo construtivo, de soluções, não violento, com narrativas restaurativas. Um jornalismo de peito aberto, mais interessado em construir pontes do que em provar pontos.

https://www.b9.com.br/shows/mamilos/


2. Café da Manhã

Em uma parceria entre Folha de S.Paulo e Spotify, os jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles trazem nas manhãs de segunda a sexta, de forma leve e simples, o fundamental sobre os assuntos do momento nacionais e internacionais.

https://open.spotify.com/show/6WRTzGhq3uFxMrxHrHh1lo


3. Durma com essa

Esse é o podcast de notícias do jornal digital Nexo. O “Durma com essa” é uma excelente fonte para quem busca informações precisas e cautelosamente analisadas de maneira imparcial sob todos os ângulos. Os programas são episódios rápidos, que resumem as principais notícias do dia e atualizam o ouvinte sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

https://www.nexojornal.com.br/podcast/durma-com-essa/


POLÍTICA DE PRIMEIRA

1. Xadrez Verbal

É um semanário de política internacional. Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

https://xadrezverbal.com/category/audio/podcast-do-xadrez-verbal/


2. Politize

Politize é uma das maiores plataformas de educação política do Brasil e conta com um podcast que debate e ensina os ouvintes sobre política de forma divertida e objetiva. Os criadores têm como missão formar cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Os programas apresentam variados temas da política brasileira e mundial. A linguagem utilizada é didática, fácil e concisa.

https://www.politize.com.br/podcast-politize/


DICAS PARA ESTUDANTES

1. QC cast

Para quem busca sucesso em concursos públicos, o QC cast é uma boa indicação. Com a proposta de ajudar na imersão nos estudos, o programa tem dicas de planejamento de estudos e até de editais e provas que acontecem em vários estados do país.

https://open.spotify.com/show/5KQQHOkfp4P01viaQvondX


2. Resumov

Esse podcast é sobre estratégias de estudo, mas pode ser considerado um dos melhores podcasts de educação. O objetivo é mostrar como você pode estudar para deixar o seu aprendizado mais produtivo e eficiente a fim de passar no vestibular e no Enem. Além de compartilhar as próprias experiências, professores e alunos aprovados são entrevistados para mostrar quais estratégias eles usaram. Você pode testar esses métodos de estudo e analisar se funcionam com você. Existem episódios que mostram até mesmo como passar em vestibulares concorridos, como Medicina, trabalhando e estudando em casa.

https://www.resumov.com.br/podcast/


DICA BONUS

Jornal da USP

O Jornal da USP é um podcast dividido em três categorias. No “Ciência USP”,  o podcast é dedicado aos debates, às descobertas e às novidades do mundo científico. As publicações são feitas quinzenalmente, às terças-feiras. O “Momento Cidade” fala sobre a cidade de São Paulo, seus avanços, problemas e perspectivas para o futuro. Entrevistas são feitas com especialistas que respondem a perguntas e apresentam soluções para o município. Já o “Momento Tecnologia” apresenta novas tecnologias criadas na Universidade de São Paulo. Os apresentadores mostram como elas são usadas para solucionar diversos problemas identificados nos vários setores da sociedade.

https://jornal.usp.br/podcasts/

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados