Como vencer os desafios do Ensino Médio?

02.Agosto.2019
 
Compartilhe

Para muitos estudantes, o Ensino Médio é tido como um verdadeiro “bicho-de-sete-cabeças” e, passar por essa etapa, requer muito esforço e dedicação.

Também pudera, afinal, são várias matérias, provas que simulam vestibulares, trabalhos com prazos curtos, apresentações em grupo etc. O que não faltam são desafios na rotina do aluno. 

Mas, ainda que, muitas vezes, finalizar esse período com sucesso pareça ser uma missão impossível, acredite: pode ser mais fácil do que você imagina! Neste post, selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a tornar essa fase da vida escolar mais leve e bem aproveitada.

Use a tecnologia a seu favor

Provavelmente você já deve ter escutado do seu pai, mãe, avô ou avó que, na época deles, era muito difícil encontrar uma informação ou ter outras referências de estudo, além de um livro do tamanho de uma enciclopédia, emprestado da biblioteca da escola (isso quando tinha biblioteca). 

Que tal valorizar a facilidade disponível nos dias de hoje através dos meios digitais e usá-la para melhorar o seu processo de estudo? A internet te permite desbravar o mundo e solucionar todas as suas dúvidas relacionadas com aquela matéria que você tem mais dificuldade. Aproveite!

Quando for estudar, veja quais são suas principais distrações
 

Você, estudante, já deve ter cometido este erro na hora de estudar: deixar o celular do seu lado, com a internet ligada e todos os aplicativos online. Parece inofensivo, mas essa é uma das principais causas de distração dos jovens, sabia?

De acordo com o pesquisador Larry Rosen, professor na Universidade Estadual da Califórnia, a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é entre 3 e 5 minutos, apenas. Depois disso, segundo ele, os alunos acabam se distraindo e, sequer conseguem finalizar o momento de estudo. 

Ou seja, sempre quando for estudar, tente ficar longe de equipamentos eletrônicos que não serão úteis para a ocasião. Se julgar necessário, desligue o sinal de internet da sua casa para não correr o risco de ir lá e “dar só uma olhadinha”. 

Assista videoaulas no YouTube

Nada de vídeos sobre maquiagem, games, moda e afins. Pelo menos, não antes de estudar!

No YouTube, existem milhares de canais com foco educacional que disponibilizam gratuitamente conteúdos muito completos, de qualidade e em formatos que despertam o interesse em aprender até mesmo aquilo que você não costuma gostar tanto na escola. Dê o play e bons estudos!

Não se frustre


Por ser repleta de responsabilidades, a época do Ensino Médio é por vezes frustrante para o aluno. 

Já dizia Santa Teresa D’ávila, famosa doutora da Igreja: “Nada de perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança, pois que a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta”. 

Ele sabe tudo sobre você e seus sonhos, e acredita na sua capacidade. Por isso, em tempos de desânimo, deposite mais confiança em Deus!


Conhecimento para a vida


Mesmo com toda a pressão que o Ensino Médio pode causar na rotina do estudante, não esqueça do essencial: viver com alegria!
Construa laços. Aproveite o tempo (ele passa rápido demais). Não esqueça de celebrar cada conquista, por menor que ela seja, como uma etapa vencida que te levará mais perto do seu objetivo. Lembre-se: no futuro, só restarão as lembranças dos momentos bons e a saudade de uma fase muito importante da sua história. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar a ter ótimos resultados na sua caminhada de vida escolar do Ensino Médio! Continue acompanhando o blog do Colégio Divino Salvador e leia sempre os melhores conteúdos. Acesse aqui

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados