Como estudar para o vestibular? Confira nossas dicas!

04.Maio.2020
 
Compartilhe

Durante o Ensino Médio, uma das maiores preocupações dos estudantes é a prova de vestibular. Mas, afinal, qual será a melhor forma de se preparar para esse teste tão importante e temido pelos jovens? 

Fórmula pronta não existe! Porém, há algumas atitudes que podem contribuir (e muito) para alcançar bons resultados e garantir a tão sonhada vaga na universidade.

Quer saber quais são? A seguir, confira as 5 principais dicas que separamos para você colocar em prática a partir de agora!

1. Pratique o autoconhecimento
Para criar um planejamento de estudos, primeiro, você precisa reconhecer a melhor forma para absorver os conteúdos. Você é uma pessoa visual, auditiva, ou precisa escrever para memorizar? Em qual horário do dia tem maior facilidade para se concentrar? Consegue estudar com barulho ou precisa de silêncio? Tem maior facilidade de aprender quais conteúdos? E, em quais tem dificuldade?

Tendo a resposta para essas perguntas, fica mais fácil traçar a sua estratégia de estudos. Local, horários e formatos definidos? Agora, é hora de seguir para o próximo passo! 

2. Estabeleça um cronograma de estudos
O estudo diário é fundamental! Por isso, é importante encontrar uma forma de conciliar as aulas curriculares do Ensino Médio e do “cursinho” (caso você esteja inscrito em um), com os conteúdos sugeridos para a prova de vestibular.  Quer uma dica? Nos dias em que você estudar matemática, português e física no colégio, continue com essas mesmas matérias em casa. É uma forma de fixar os conteúdos aprendidos e, se houver dificuldade, há a possibilidade de tirar suas dúvidas com o professor na próxima aula. 

Programe picos de estudos com intervalos para se alimentar, alongar um pouco o corpo e descansar. Sugestão: cronometre seu tempo! A cada 45 minutos estudante, descanse outros 15. Assim como aprender é importante, descansar a mente também é!

3. Leia muito
Reservar um tempo para a leitura é outro ponto muito importante para uma rotina de estudos eficiente. Ler contribui para o enriquecimento do vocabulário e dinamiza o raciocínio, a interpretação, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos e aprimoramento da escrita. Na maioria dos vestibulares, a redação, sozinha, tem um peso grande no resultado final. Esse contato com os livros te ajudará a formular e a organizar uma linha de pensamento coerente!

Além da leitura obrigatória do vestibular, não esqueça de ficar por dentro dos temas contemporâneos, aquilo que está acontecendo no mundo nas áreas da ciência, economia, política e educação. Peça ajuda para os seus professores sobre quais assuntos estão em alta e poderão se transformar em questões.

4. Pesquise sobre o vestibular e treine com simulados e provas anteriores
Pesquisar sobre as edições passadas do vestibular que você irá fazer também é muito importante. Qual foi a concorrência média por vaga? Que temas tiveram as redações? Simulados e provas anteriores te ajudarão a obter o entendimento da lógica da prova e a gestão do tempo de resolução. Os arquivos, muitas vezes, podem ser facilmente encontrados na internet.

Além do conhecimento, passar nos vestibulares exige prática. Assim, se você estiver familiarizado com as provas, as chances de ter um bom desempenho são maiores. Por isso, pratique, use um cronômetro. A ideia é criar um ambiente semelhante ao que você vai encontrar no vestibular. Quase todos os vestibulares do país têm uma quantidade grande de questões a serem respondidas em pouco tempo. Quem tiver mais agilidade, sai na frente!

5. Mantenha a motivação
Imagine seu nome na lista de aprovados da universidade que você deseja frequentar. Vai ser incrível, concorda?  Essa é uma boa forma de manter o estímulo nos estudos para o vestibular. A dica é colocar essas motivações à frente de tudo, principalmente, naqueles momentos em que você só pensa em dormir ou fazer qualquer coisa, menos estudar. Manter o seu objetivo em vista é o que irá impulsionar você a seguir firme e forte nos cadernos e livros. 

Se precisar de ajuda, conte com o Divino! Estamos à disposição para tornar mais fácil a sua caminhada até a realização dos seus sonhos.

Leia também:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados