FECHAR
Popup
 
 
 

COMO AS REDES SOCIAIS PODEM AJUDAR OS ALUNOS

28.Setembro.2018
 
Compartilhe

As redes sociais, muitas vezes, se tornam motivo de distração. Você quer estudar e o celular está ali "te chamando" para navegar e vibrando com mensagens de WhatsApp. Isso acaba tirando seu foco.

No entanto, não tem como nadar contra a correnteza e ignorar a existência de toda essa tecnologia. Então, a melhor opção é aprender a utilizá-la corretamente e a seu favor. Para transformar esse cenário, há algumas boas alternativas.

#1 Curta páginas
Sabe quando você curte aquelas páginas que te interessam no Facebook para receber as atualizações? Então, uma opção é começar a curtir/seguir outras páginas relacionadas ao universo do conhecimento.


Algumas sugestões são: Guia do Estudante, Revista Superinteressante, BBC Brasil, Dicas diárias de Português, História Digital, Inglês na Ponta da Língua, Planeta Sustentável, Animal Planet, entre tantas outras. 

Coloque essas páginas para aparecerem primeiro no seu feed. 

A medida em que você pesquisar seus interesses de estudos, vão surgindo páginas bem legais a respeito. Depois é só dar um like e ir acompanhando as novidades. Quando perceber, estará estudando sem nem notar.

#2 Descurta páginas

É, apenas curtir as páginas relacionadas a estudos não vai ser o suficiente se no seu feed elas vão acabar competindo com muitas outras páginas aleatórias que você segue.
Que tal fazer uma limpa e parar de curtir algumas páginas que já nem fazem mais tanto sentido para você? Ou até mesmo só parar de segui-las, para esses conteúdos não aparecerem com tanta frequência no seu feed de notícias.

Com o tempo, os nossos interesses vão mudando, gostamos e desgostamos, então, com certeza você deve ter, entre as páginas que curte, alguma que pode dispensar.

#3 Youtube e Instagram

Que maravilha poder pensar em estudar utilizando das próprias redes sociais, não é? Com os conteúdos em vídeo disponibilizados pelo Youtube, InstaStories e IGTV, isso é possível e tornou-se algo bem mais interativo.

Assim como na dica do primeiro tópico, o que você está esperando para começar a seguir canais e pessoas experts em assuntos gerais, como professores, instituições e, até mesmo, outros estudantes que passam pelas mesmas situações que você? 


Algumas dicas de canais no Youtube são: Manual do Mundo, Youtube Educação, Biologia Total e Canal USP.

E de contas no Instagram: @professorachaianyfarias, @paulojubilut, @natgeobrasil, @pretty.focused, @vemvestibular_, @sosmataatlantica e @discoverybrasil.
O mais legal é que muitos desses perfis interagem e você pode até tirar dúvidas. 

#4 Cuidado com Fake News

Hoje em dia, as pessoas compartilham tanto conteúdo por meio das redes sociais sem checar se as informações são verdadeiras, que é essencial tomarmos cuidado para não fazermos a 
mesma coisa.
Do contrário, ao invés de adquirir conhecimento, estaremos regredindo e produzindo fake news (notícias falsas).

Como saber se é verdade? Para isso, busque sempre fontes confiáveis para checar. Um site ou página com nomes duvidosos não pode ser levado em conta como fonte confiável. 

Procure páginas de portais e jornais conhecidos, que são comprometidos com a transmissão correta dos fatos, ou seja, se aquele veículo de comunicação (Emissora de TV, Portal de Notícias, Jornal) conhecido deu como notícia, ele é uma fonte confiável.

Outra opção é consultar alguém que você conhece e entende sobre aquele determinado tema, uma pessoa em quem você confie e saiba que é especialista. Assim você checa, tira dúvidas e pode, ainda, ensinar outras pessoas com o seu conhecimento adquirido.

#5 WhatsApp pode?

Assim como as demais redes sociais, o WhatsApp pode ser excelente se usado da maneira correta e saudável.
Crie grupos de estudo com seus colegas. Não os grupos já tradicionais de bate-papo, mas grupos com objetivos de estudo, de troca de informações sobre matérias e dúvidas em comum. Compartilhe conteúdos que te ajudaram a entender melhor aquela matéria difícil.
Assim, uns ajudando aos outros através do WhatsApp, a rotina de estudos pode ficar mais dinâmica.


Para não se perder e manter o equilíbrio, determine apenas um horário específico para trocar essas mensagens, combine com seus amigos. Com certeza vocês vão trocar as informações necessárias e, depois, poderão estudar cada um à sua maneira de forma mais reservada, sem perder o foco.

Gostou das dicas? Tem mais sobre o uso adequado das redes sociais em nosso eBook, clique aqui e baixe agora mesmo. 

Fique de olho nos conteúdos que disponibilizamos! Aqui no nosso blog você encontrará matérias sobre assuntos relacionados à rotina do estudante, respectivos interesses, recomendações de leituras e muitas curiosidades.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados