5 DICAS PARA ESTUDAR EM CASA

24.Setembro.2018
 
Compartilhe

Vestibulares, provas, simulados, atividades extracurriculares... Pare o mundo, que eu quero descer!

Quem nunca se sentiu assim? A rotina cheia de compromissos engolindo a gente e, ao mesmo tempo, as diversas cobranças as quais temos que corresponder em meio à pressão.

É, não é fácil essa fase. O momento de escolher uma profissão e se preparar para entrar numa Universidade realmente exige muito. Comprometimento, disciplina, estudo, mas, acima de tudo, calma. É, é isso mesmo: respire e se acalme. Enquanto o mundo corre lá fora, é preciso refletir aqui dentro.

E para facilitar o seu dia a dia, confira algumas dicas que separamos para você ter mais tranquilidade na hora de estudar em casa e atingir os resultados.

#1 Crie uma rotina

A disciplina é fundamental para criar uma rotina. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é observar seus próprios hábitos e tempos. 

Por exemplo, se você não sabe quanto tempo você leva para fazer algo, primeiro observe: antes de começar a estudar, olhe a hora e, no final do estudo, veja quanto tempo levou. Anote! Anote todos os seus tempos: de estudo, de refeição, período de aulas e outras atividades que você pratica ao longo da semana.


Assim, você consegue estabelecer uma rotina planejada, já sabendo quanto tempo você demora para cada coisa. Assim, poderá se organizar de forma correta para os dias seguintes, seguindo esse calendário sem "estourar" os tempos limites impostos por você mesmo para cada atividade.

*Se, com isso, você perceber que não cabe no seu tempo tudo o que você precisa/quer fazer, avalie cortar as coisas que não são essenciais neste momento ou diminuir a frequência com que as pratica.

#2 Tenha foco

Não adianta você estabelecer horários para cada atividade e, na hora, não se concentrar e não conseguir desenvolver o que planejou. Isso vai atrapalhar e muito seus resultados.

A dica é: se você não consegue sozinho ter força mental para lidar com as distrações ao redor, realmente, dê um jeito para se afastar delas. 

Por exemplo, se a TV ou o celular te atraem muito enquanto você tenta estudar, estude em outro ambiente. Desligue-os antes de começar! Tome uma atitude "drástica" de autocontrole.

Nessa hora, pense em qual é o seu objetivo e conscientize-se de que essa ação faz parte do que você precisa fazer para atingi-lo. Isso depende apenas de você!

#3 Seu próprio método de estudo

Encontre maneiras de estudar que te envolvam. Se sua facilidade é para ler, mergulhe nos livros. Se para memorizar os conteúdos, você precisa de dinamismo, peça indicações aos seus professores de videoaulas online sobre os temas. Se você tem memória mais auditiva, hoje em dia existem conteúdos disponibilizados em áudio (livros, etc...), se não os encontrar, leia e vá repetindo em voz alta para si mesmo.

Se o que te faz absorver a matéria é escrever, adote essa prática, use post its como marcadores, canetas coloridas ou marca texto, isso te ajudará ainda mais a fixar os pontos importantes.


O importante é encontrar o método que mais surte efeito em você. E isso, novamente, tem muito a ver com a jornada de autoconhecimento, que, inclusive, é extremamente importante nesse momento de escolha de profissão. 

#4 Faça pausas

Dentro do seu planejamento semanal, inclua períodos de pausa. A mente e o corpo precisam desses intervalos de descanso para recarregar e ter fôlego para continuar.

Permita-se ter esses momentos. Escolha coisas que lhe façam desconectar dos estudos e de todo o universo que está ao seu entorno. 


Beba água, vá ao banheiro, se alimente de maneira leve, faça alongamentos e por que não dar uma atenção de alguns minutos ao seu cachorro? 

Essas são atividades que não tomarão tanto do seu tempo de estudo, não farão você perder o foco para retornar a ele e já são muito relaxantes. 

#5 Organização do ambiente

Estudar pode, muitas vezes, ser desgastante, então, é muito importante que você prepare o ambiente onde ficará estudando para ser o mais apropriado possível, isso ajudará no conforto e concentração.

Escolha um lugar fixo na casa para ser o seu ambiente de estudo. De preferência, opte por um local em que não há pessoas transitando, falando, televisões, etc... Procure um lugar calmo, um pouco mais reservado e silencioso. O ideal é praticar o ato de estudar sentado em frente à uma mesa. Cuidado com a cama, ela pode ser uma cilada para quem tem sono e preguiça.


Mantenha no local escolhido os seus materiais bem organizados. Separe os livros por matérias e conforme a frequência de uso. Deixe à mão canetas, lápis e tudo que for necessário para o estudo, assim, você não tem que interrompê-lo ao notar a falta de algum material. 

Com o ambiente organizado e sem muitas coisas, fica mais fácil de mantê-lo limpo. Faça isso. Lugares limpos, organizados e com claridade inspiram e ajudam na motivação.

Essas são apenas algumas dicas, mas sempre que você tiver dificuldades, recorra à orientação de seu professor. 

E aí, vamos estudar?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados