FECHAR
Popup
 
 
 

3 DICAS PARA TIRAR MELHORES NOTAS EM PROVAS E VESTIBULARES

10.Outubro.2018
 
Compartilhe

Você já estudou, ralou muito ao longo do ano inteiro para cumprir toda a agenda de matérias que vão cair no vestibular, fez cursinho, simulados, tirou dúvidas com os professores, virou a noite... E agora?


Chegou o momento de colocar, literalmente, tudo que você aprendeu à prova. No entanto, sabia que, mesmo tendo adquirido todo esse conhecimento e estudado muito, se você não souber 'truques', na hora de preencher o exame, pode se atrapalhar e colocar muita coisa a perder?

Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais para você não ficar na mão e aumentar as chances de alcançar melhores resultados nos vestibulares.

Vem conferir! 

#1 Easy first!

Antes de qualquer coisa, a prioridade do candidato deve ser administrar bem o tempo. E para conseguir esse feito, a primeira dica é: comece pelas questões fáceis

Elas e as mais difíceis possuem o mesmo peso no final das contas, o mesmo valor de pontuação, e já que o que importa é atingir o máximo de pontos, seja esperto! Ao receber a prova, leia-a atentamente começando pelas matérias com as quais você tem mais facilidade e vá alternando.

Seguindo esse raciocínio, vá respondendo as questões que julgar mais fáceis (inclusive as de matérias consideradas mais pesadas como química e física), e deixando para o final as perguntas mais longas ou difíceis. Você pode marcá-las com um asterisco para voltar depois. Se a pergunta for fácil, mas longa, prefira deixá-la para o final também. 

Tenha equilíbrio. Se você responder as questões mais "leves" de todas as matérias, diminui a tensão ao longo da execução da prova.

Com esse método, você elimina boa parte das perguntas e ganha tempo, se garantindo um pouco mais. Fique atento para não ficar tempo demais em uma só questão.


#2 Hard

As questões mais complexas exigem ainda mais atenção, tempo e reflexão. Por isso, elas vêm em segundo lugar na ordem de execução. 

Quando chegar nelas, você já terá passado os olhos uma primeira vez quando respondeu as perguntas fáceis, será um segundo contato. Essa noção prévia do assunto te ajudará a relaxar e lembrar com mais facilidade o que estudou para a resolução.

Pode acontecer de, depois de tentar resolver, você achar melhor pular e voltar posteriormente por não saber a resposta. Neste caso, já deixe escolhida uma opção que você marcaria naquele momento como resposta, a que mais se aproximar daquilo que você achar ser o correto, mesmo sem ter certeza. Assim, se por algum motivo, você não tiver tempo de voltar e refletir mais uma vez, uma das alternativas já estará escolhida. E é melhor assinalá-la do que chutar qualquer outra de forma aleatória. As chances de você pontuar são maiores.

#3 Redação

É preciso saber, com clareza, de acordo com o vestibular a ser prestado, as exigências das redações. Se a instituição informa previamente o gênero textual, a quantidade de linhas a serem escritas, enfim... Tendo essa noção, você pode se preparar melhor para o exame e treinar o tempo que gasta, em média, para fazer uma redação nos moldes exigidos.

Antes de começar a prova, leia qual será o tema da redação, isso te ajudará a ir pensando nos argumentos e na linha de raciocínio que irá adotar ao escrever, o que também trará a você mais tranquilidade. Isso sem falar no fato de que as próprias questões da prova, às vezes, servem de inspiração na formulação da ideia do texto. 

Fique atento aos direitos humanos para não perder nota. Seu texto deve, acima de tudo, ser respeitoso, por mais que apresente ideias revolucionárias ou polêmicas. Apresente uma tese bem embasada para justificar suas falas. Defenda seu conteúdo de maneira inteligente. E surpreenda com originalidade, se possível. Apenas cuidado para não se aprofundar em detalhes aos quais não domina para não colocar informações erradas e perder pontos.

O ideal é fazer a redação em um rascunho e passar a limpo para não haver rasuras, mas mantenha-se de olho no tempo!

# DICA BÔNUS: Preenchendo o Gabarito

Depois de tudo, ler, pensar, repensar, responder, correr contra o tempo, fazer a redação... Ufa! É, mas ainda tem o gabarito. Aguente firme que está acabando e o seu preenchimento não é só mais um detalhe nesse processo, pelo contrário: é essencial!


De que adiantaria responder todas as perguntas e não ter tempo de colocá-las na folha de respostas? Por isso, reserve pelo menos meia hora para fazer isso, dependendo da quantidade de perguntas do teste.
Faça esse preenchimento de respostas com muita atenção e calma para não rasurar, riscar fora dos quadradinhos ou, até mesmo, responder na linha errada (o que, consequentemente, poderia fazer com que também todas as questões da sequência fossem colocadas nas linhas erradas)! Muito cuidado!

Na hora da pressa, esses "pequenos" (enormes) erros podem acontecer, e isso comprometeria todo o resultado de tanto tempo de dedicação. Então, respire fundo e passe as respostas para o cartão cautelosamente.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados