ORGANIZAÇÃO PARA COMEÇAR BEM O ANO ESCOLAR

18.Janeiro.2019
 
Compartilhe

O período de férias está terminando. Mas não fique triste, afinal, você descansou, de divertiu, se reuniu em família, saiu com os amigos, viajou, dormiu bastante... E tudo tem seu tempo. Há o tempo de descanso e o tempo de trabalho árduo, o mais difícil, na verdade, são as transições entre esses tempos, pois exigem uma readequação e reorganização. Mas se você se planejar essas transições não precisam ser tão difíceis assim. 

Por isso separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a se preparar para começar da melhor maneira possível o novo ano letivo.

Confira!

Dica 1: esteja atento

Por mais que você esteja em férias, é preciso ficar ligado na data de retorno às aulas. Esse é o ponto de partida para realizar qualquer organização possível. Então, em primeiro lugar, confira quando iniciam suas aulas.

Dica 2: organizando materiais escolares

Além, é claro, de todo ano termos que realizar a compra dos novos materiais didáticos, há alguns materiais que são reutilizados a cada ano e muitas vezes nem precisam ser comprados novamente.

Então, antes de sair às compras de novos materiais confira na sua casa se você já não os têm em estoque. Por exemplo: canetas, lápis, cadernos, borracha, apontador... Veja se sua mochila, fichário entre outros, ainda estão em bom estado. Você verá que ainda há itens da compra do ano passado que possivelmente nem foram utilizados e estão novinhos.


Para isso, é preciso realmente destinar tempo, pois só estando com os armários/prateleiras/gavetas de materiais organizados é que se pode visualizar as reais necessidades de compra. Por isso, faça também um dia de faxina, no qual você separe: os materiais que não irá mais utilizar e destine-os para descarte ou doação, os que ainda serão necessários para o ano letivo e os que devem ser guardados para consulta.  

Deixar tudo arrumado no início do ano torna muito mais fácil a manutenção da organização ao longo dele. 

Dica 3: uniforme

Assim como é necessário organizar os materiais escolares, também é necessário organizar o armário de uniformes, ver quais ainda servem ou não, os que estão já em mau estado, quais serão necessários comprar.

Enfim, destinar tempo a isso também é importante. Afinal, você não quer chegar no primeiro dia de aula sem sua roupa em ordem, certo? Descobrir isso só no dia de retorno não é uma boa pedida. Fique ligado!

Dica 4: de olho no relógio


Durante as férias é natural esquecermos um pouco do relógio, dormirmos e acordarmos tarde. Isso nos ajuda a relaxar já que nos traz a sensação real de não termos compromisso.

Mas a medida em que a volta às aulas se aproxima é preciso tomar bastante cuidado com esse aspecto. 

A dica é dez dias antes da volta às aulas, ou uma semana antes, começar já a tentar voltar à rotina de horários das aulas. Ou seja, a cada dia dormir e acordar um pouco mais cedo para o organismo ir se reacostumando e no primeiro dia de aula ser bem mais fácil acordar sem perder a hora e sem sofrer tanto.

Sabendo o dia do retorno, faça os cálculos e comece aos poucos, você verá como estará disposto no primeiro dia de aula, pois seu corpo já estará com o relógio biológico ajustado.

Dica 5: use a agenda

Para logo no início do ano letivo não se perder, assim que receber os horários das aulas, organize-os em sua agenda e/ou também em algum lugar de fácil visualização na sua casa. 

Assim, você pode separar os materiais (livros e cadernos) que deverá levar para as respectivas aulas do dia seguinte sem esquecer nada. Crie esse hábito de deixar sua mochila pronta um dia antes, pois isso te dá tempo para conferir tudo com calma e tranquilidade para começar bem o dia.


Dica 6: curta esse momento!

A volta às aulas acima de tudo é uma oportunidade de recomeço, de novos aprendizados, novas amizades, novas expectativas. Tempo de matar a saudade dos amigos que não viu durante as férias, dos professores que tanto gosta, de contar e partilhar o que viveu no período de descanso... enfim, após recobrado o fôlego, voltar com tudo, com motivação e garra para passar por mais uma etapa.

Aproveitar esse retorno com muita alegria, organização e foco é essencial para ter um ano letivo excelente. Curta esse momento!


Gostou das dicas?

Te esperamos para um recomeço cheio de novidades! Prepare-se e capriche na organização para voltar às aulas da melhor maneira possível.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados