Fato ou fake? Verifique antes de compartilhar!

20.Maio.2020
 
Compartilhe

Diante da abundância de informações disponíveis na internet, podemos encontrar com facilidade notícias, opiniões, fotos e vídeos sobre qualquer assunto. Ao mesmo tempo que isso nos deixa mais conectados, também temos um novo desafio: essa informação é confiável? Crer ou não crer?
Entre uma informação verdadeira e uma falsa podem existir muitas camadas. Quem disse isso? Como avaliar a confiabilidade de uma fonte? Em qual contexto essa informação foi apresentada? Pensando nisso, reunimos dicas para checar a confiabilidade das notícias antes de utilizá-las em um trabalho escolar ou compartilhá-las no grupo da família. Confira:


Não leia só o título

Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto principal ou que manipulam as informações. Ler uma publicação do início ao fim antes de usá-la diminui as chances de espalhar um boato, ou um fake. Frases como: “Mande esse texto para todos os seus contatos” ou “faça essa mensagem chegar ao maior número de pessoas” são comuns em textos que contêm notícias falsas.


Desconfie de textos alarmistas

Manchetes e notícias online muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques, os chamados click bait. Evite este tipo de conteúdo e desconfie de notícias extremistas e com informações vagas. Aqui entra o bom senso: se uma notícia parecer, à primeira vista, inacreditável, talvez seja justamente porque ela não existe. Em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público.


Confira a data da publicação

Textos antigos costumam circular novamente pelas redes quando algum assunto semelhante vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia essa informação tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão. Tirar uma notícia verdadeira de contexto, divulgando-a em uma data diferente também é um tipo de desinformação.


Averigue a fonte

Digite o título da notícia recebida no Google e verifique se ela pode ser acessada em outras instituições de alta circulação e confiabilidade. Se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham averiguado o boato. É importante ler com atenção os resultados da busca. Caso você compreenda inglês, pesquise também se a imprensa internacional publicou algo relacionado à notícia. É uma corrente de WhatsApp ou de outra rede que não cita autoria? Desconfie e, de preferência, não compartilhe! 


Cuidado com vídeos, fotos e áudios

Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns, e de fotos que podem ser manipuladas digitalmente para enganar o leitor. Se a foto publicada na internet parecer estranha, dê um clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção "procurar imagens". Essa busca reversa pode revelar quantas vezes a imagem já foi reproduzida na internet e apontar se é uma imagem antiga que está sendo usada para montar um conteúdo enganoso. Recebeu um áudio ou um vídeo com informações? Tente agrupar essas informações e procurá-las no Google. 


Resumindo, antes de compartilhar alguma informação, verifique sempre. Tire tempo para validar aquilo que você está repassando, não apenas compartilhe ou copie e cole a primeira informação que encontrar. Sempre que tiver dúvidas sobre o conteúdo recebido, a melhor opção é não compartilhar. Repasse apenas informações que você tem certeza que são verdadeiras, afinal, você é responsável pelo que compartilha.



Fontes: https://canaltech.com.br/internet/sites-para-checar-noticia-verdadeira-ou-fake-news/
https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/um-guia-de-como-verificar-se-uma-noticia-e-falsa-antes-de-mandar-no-grupo-da-familia-14092018
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados