FECHAR
Popup
 
 
 

BENEFÍCIOS DA ROTINA PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS

21.Setembro.2018
 
Compartilhe

O que você faz quando chega da escola? Vai direto para o banho? Almoça? Liga a TV? Se joga na cama e fica nas redes sociais pelo celular? 

Sabia que tendo uma rotina e organizando cada coisa por ordem, o seu dia fica muito mais fácil e prazeroso? Dá tempo de estudar e de relaxar!

Por exemplo, quase todos os dias, a professora passa alguma lição de casa. E se você tentasse fazê-la já no mesmo dia que foi passada?

>>> Se você vai para a escola apenas em um período da manhã uma dica é chegar em casa, almoçar, descansar por uma hora ou menos vendo televisão, brincando ou, até mesmo, tirando um cochilo.

Mas fique de olho no relógio! Se possível, coloque um despertador para te alertar a hora em que você deve começar a fazer seus deveres.

Depois de duas horas estudando e fazendo seus deveres escolares, se você ainda não tiver terminado, faça uma pausa para um "lanchinho", beba água, vá ao banheiro, coma uma fruta ou tome um leite/suco. Se você gastar, no máximo, meia hora com isso já vai ser o suficiente e você conseguirá retornar aos estudos ainda num bom horário.

Tenha em mente que, quanto antes você começar ou voltar a fazer suas lições, antes também você as terminará e poderá brincar ou jogar bola, por exemplo.


Ter esse tempo para estudar após as aulas é essencial para realmente assimilar tudo que foi falado pela professora em classe. Releia com atenção a matéria passada no dia em seus livros e cadernos. Aos poucos você vai guardando na memória e aprendendo tudo.

>>> O lugar da casa onde você escolhe estudar também vai influenciar na sua rotina, então, esteja atento a isso. Se possível, peça aos seus pais para planejarem um lugarzinho especial para você estudar.

Por exemplo, uma mesa simples e uma cadeira em algum lugar silencioso da casa já ajuda muito para que você consiga se concentrar mais e, assim, aprender com mais facilidade.

Evite estudar em ambientes que tenham coisas para te distrair, como a televisão, o computador ou alguma outra coisa que você gosta muito de fazer, mas que você sabe que não é hora daquilo: se policie!

>>> Agora, se você estuda em período integral, provavelmente a sua rotina já possui uma organização por parte da instituição, que já prevê momentos para você esfriar a cabeça e momentos para intensificar os estudos. 

Nesse caso, siga a rotina determinada enquanto estiver na escola. É muito importante respeitá-la e obedecer às orientações. 

Aproveite que você vai ter mais tempo com os seus professores e tire aquela dúvida que sempre te trava na hora de fazer a lição em casa. Todo professor ama tirar dúvidas e ajudar em cada dificuldade. E é completamente normal essas dificuldades surgirem. Afinal, se você já soubesse de tudo, nem precisava ir para a escola, não é?

Aproveite esse momento! Com certeza, depois, quando você tiver que fazer sua lição sozinho, vai ser muito mais fácil!

Se você tiver tempo livre no colégio, aproveite e faça suas lições junto aos amigos. Quando estudamos juntos, tudo fica mais fácil. Um ajuda o outro, um ensina o outro. 


E você sabia que ensinar é a melhor forma de aprender e guardar na memória tudo que você já estudou? Sim, então, que tal dar uma de professor, hein? Sobretudo, lembre-se: ensine com amor e respeite as dificuldades e limitações de cada um. Você também tem as suas.

E chegando em casa, no final do dia, você já terá cumprido todas as suas obrigações da rotina escolar. Poderá tomar um bom banho, jantar em família e contar sobre o que aprendeu no dia para, depois, descansar. 

- Lembre-se de uma coisa muito importante: procure dormir cedo!


Você já deve saber que quando dormimos é o momento em que todo o nosso corpo aproveita para se reabastecer, descansar e se recuperar das energias perdidas ao longo do dia, não é?

Se você dorme o tempo necessário, você ajuda a sua memória na capacidade de aprendizagem. Agora, se você dorme pouco, no dia seguinte, vai acordar de mau humor, cansado e não aprenderá nada do que precisa na escola.

Imagina, então, se for assim todos os dias?!

Com o tempo, as matérias vão ficar cada vez mais difíceis de se memorizar e você terá dificuldades de acompanhar. Viu por que dormir é tão importante?

Então, uma hora antes de ir para a cama, procure desligar a televisão e se desconectar dos celulares, tablets e notebooks, a luminosidade deles nos mantém agitados (isso é cientificamente comprovado) e você vai ter dificuldades para dormir.

A dica é: se você tem entre 6 e 13 anos, durma entre 9h e 11h por noite

Agora é só descansar muito para estar pronto para se divertir no universo do conhecimento no dia seguinte no colégio e recomeçar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados