Rotina na educação infantil: entenda sua importância

18.Maio.2020
 
Compartilhe

Acordar, tomar café, tomar banho, ir trabalhar, almoçar e por aí vai. A sequência de tarefas que realizamos todos os dias não é nenhuma novidade e já se tornou algo automático na nossa mente de adultos. Mas, será que nascemos com o cérebro programado para essa lógica da rotina? 

Entender que há hora certa para cada atividade e a importância dessa sequência é um aprendizado que vem lá da infância e, por isso, a rotina na educação infantil é tão importante. Em casa, ter momentos bem definidos para fazer as refeições, tomar banho, estudar, estar com a família e também, para brincar, ajudam na construção de uma relação familiar mais harmônica e saudável. Além disso, traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de correria ou estresse. 

Na escola, a implementação da rotina na educação infantil contribui tanto no dia a dia letivo, quanto na relação familiar da criança. Isso porque, quando ela tem horários a seguir, está se preparando para lidar com os compromissos e as responsabilidades que virão na vida adulta.

A seguir, organizamos um cronograma que pode ser seguido por pais e demais responsáveis para organizar o dia a dia dos pequenos. Acompanhe!

Necessidades biológicas, sociais e psicológicas 
A rotina da educação infantil precisa levar em conta as necessidades biológicas, sociais e psicológicas das crianças. As biológicas referem-se ao descanso, higiene e alimentação. As sociais, a atividades relacionadas ao estilo de vida da escola e da comunidade. Já as psicológicas, dizem respeito ao tempo que cada criança necessita para executar cada atividade, de acordo com suas capacidades e habilidades. 

A construção de uma rotina precisa ser baseada em algumas ações que se repitam com frequência. Nesse sentido, algumas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia para que os pequenos aprendam esse conceito. Confira, abaixo, como trabalhar os diferentes momentos na rotina deles:

Hora da chegada: para a chegada na escola, é importante trabalhar atividades específicas, tais como: cantar uma música de boas-vindas para recepcioná-las ou, fazer alguma brincadeira para que as crianças entendam que, naquele momento, a rotina escolar começou.

Hora da roda: esse é um dos momentos mais importantes do dia. É quando o professor reúne as crianças na sala de aula e conversa com elas sobre as atividades que serão realizadas. Na ocasião, ele pode estimulá-las a contar algo sobre as suas vivências, trabalhar o calendário, fazer a chamada e escolher o ajudante do dia. Isso vai proporcionar segurança para os pequenos.


Hora das atividades: é a hora em que é proposto o conteúdo a ser trabalhado. Conforme for o tema, as atividades podem ser realizadas de forma coletiva ou individual, e desenvolvidas em diferentes locais, dentro ou fora da escola. 

Hora do lanche: comer é essencial para o organismo, mas também é uma necessidade psicológica e social. Por isso, é na hora do lanche que a criança tem a oportunidade de se relacionar com os coleguinhas, adquirir muitos conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolver sua autonomia. A refeição é um momento essencial para o desenvolvimento saudável da criança, além de fazer parte do processo educativo. É importante que a hora do lanche seja prazerosa e alegre, que se partilhe informações entre colegas, onde se aprenda a preparar e cuidar do alimento com independência, bem como, a ter boas maneiras durante as refeições. 

Hora da higiene: o professor deve realizá-la diariamente, visando ressaltar a necessidade de escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos após utilizar o banheiro e antes das refeições, etc. Nesse momento, o professor deve explicar sobre os hábitos de higiene, explicando o quanto são fundamentais para preservar a saúde. 

Hora da brincadeira: na educação Infantil, as brincadeiras devem fazer parte da rotina e ser desenvolvidas em diferentes momentos do dia. A brincadeira é uma oportunidade valiosa para a criança aprender a conviver com as diferenças, compartilhar ideias, regras, objetos e brinquedos. Pensar em atividades que proporcionem o movimento e a expressão corporal significa contribuir com o conhecimento do próprio corpo, e permite à criança experimentar as possibilidades que ele oferece. 

Hora das atividades extraclasse: o professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua. É importante que busque oportunidades interessantes, que se relacionem com os projetos desenvolvidos na sala, ou que possam ser o início de novos projetos. Vale programar passeios ao zoológico, cinema, teatro, hortas, circo, no bairro, na biblioteca, etc. Há inúmeras atividades que podem ser incluídas na rotina da educação infantil. Isso certamente enriquece e amplia muito o projeto pedagógico, que não precisa ser desenvolvido exclusivamente na área da escola.

Hora da despedida: no momento da saída, pode ficar definido que as crianças devem calçar os sapatos, guardar os brinquedos e materiais utilizados, entre outras tarefas. É válido também trabalhar com músicas ou brincadeiras que remetam à despedida. Com a repetição diária das mesmas atividades, as crianças irão assimilar o que faz parte da rotina escolar.

Gostou das dicas? Continue a navegar pelo Blog do Divino! Certamente, há muitos conteúdos interessantes para você acessar!

Leia também:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados