Por que manter a criança da Educação Infantil na escola, mesmo a distância?

27.Agosto.2020
 
Compartilhe

Se você é pai ou mãe de uma criança matriculada na Educação Infantil com certeza se perguntou nos últimos meses: vale a pena manter meu filho pequeno matriculado mesmo com a escola fechada? A resposta simples para essa pergunta é: sim, vale a pena! Vamos juntos descobrir o porquê...


INTERAÇÃO

A interação é fundamental para a criança construir vínculos, aprender a se relacionar, conviver e resolver conflitos. De forma presencial, isso acontece com muito mais intensidade, porém, a escola se reinventou para dar continuidade aos objetivos específicos para cada idade e mesmo a distância, proporciona essa interação, faz a criança se sentir pertencente do grupo de amigos, professores e equipe escolar.


ASPECTO PEDAGÓGICO

Os pais não têm a obrigação de serem pedagogos, de saberem os melhores caminhos para o desenvolvimento da criança, o papel dos pais é ser interlocutor da relação entre criança-escola. A pedagogia é uma ciência, vivenciada agora no ambiente on-line! O pedagogo capacitado consegue observar, mesmo pela tela, o processo de desenvolvimento da criança a partir das atividades propostas. Ele observa se a criança constrói autonomia no fazer e no pensar, pois sabe o que se espera de cada idade e pode potencializar ou estimular o que for necessário para o desenvolvimento pleno das habilidades do aluno.


ASPECTO EMOCIONAL

Com a pandemia e o isolamento social, a escola ganhou a oportunidade, e a obrigação, de trabalhar mais intensamente as questões emocionais, como: saudade, alegria, tristeza, medo e frustração. As crianças esperam ansiosas o momento de encontrar a professora e rever os amigos e nos encontros com a turma, a escola dá a elas oportunidade de voz para que elaborem seus sentimentos com resiliência o que certamente as fortalecerá emocionalmente para a vida toda. A experiência de mais de 65 anos em educação e formação humana que o Colégio Divino Salvador tem se provou grande aliada para o bem-estar de nosso alunos e famílias parceiras!

Além disso, as experiências oferecidas pela equipe escolar sempre têm uma intencionalidade, ou seja, são um meio para a criança desenvolver habilidades. O norte pedagógico está sempre presente, por isso, não há comparação entre o que a criança experimenta corriqueiramente na rotina da família e o que a escola pode garantir. A escola observa como a criança lida com todas as experiências vividas, analisa e interpreta com a família para que juntas, compreendam a criança e criem estratégias específicas para potencializar sua maneira de aprender.


APOIO À FAMÍLIA

Família e escola não podem competir entre si, pelo contrário precisam formar uma verdadeira aliança educativa em prol da criança. No ambiente on-line essa parceria é ainda mais necessária porque com a intenção de ajudar, o adulto acaba fazendo pela criança. Já se viu nessa situação? Então confira nosso post sobre como lidar melhor com as aulas online:

COMO LIDAR COM AS AULAS ONLINE?


Manter a criança na escola auxilia também os pais, pois eles recebem da equipe pedagógica orientações constantes e individuais para construir melhores estratégias para lidar de maneira assertiva com as situações que surgem. No Colégio Divino Salvador, além de vários encontros individuais com psicólogas e pedagogas, produzimos a série de vídeos “Papo com Pais”, que tratou de temas importantes, tais como, tempo de telas e interação mediada. Confira um episódio abaixo:



Resumindo, vale a pena manter seu filho matriculado na Educação Infantil, mesmo com o prédio da escola fechado! Enquanto escola, aprendemos que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças não estão restritos a locais específicos, agora, eles acontecem dentro de casa, e por meio da parceria com as famílias, podemos garantir um processo seguro, significativo e prazeroso!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados