FECHAR
Popup
 
 
 

O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA DO COLÉGIO PARA O SEU FILHO

10.Setembro.2018
 
Compartilhe

Centenas de dúvidas cercam os pais na hora de fazer a escolha da escola para os filhos. As famílias ponderam as mais diversas possibilidades, desde as mais práticas, como a distância, até as mais relevantes, como a qualidade, passando por valores e métodos de ensino.

O que não se discute é que a educação é fundamental! Por mais que ela deva começar em casa, a escola é uma extensão importante dos valores que uma criança recebe da sua família, por isso é importante ter cuidado na hora de escolher a instituição onde os filhos passarão grande parte de suas vidas. 

Uma das grandes preocupações da família diz respeito à educação que o filho receberá na escola ao longo de seu desenvolvimento. Essa é uma questão delicada, já que, existem diferentes linhas educacionais, que promovem a aprendizagem utilizando diferentes teorias e recursos, o que muitas vezes pode dificultar o processo de decisão.

Pensando nisso, listamos e descrevemos aqui alguns pontos relevantes que os pais precisam analisar ao escolher o colégio para seus filhos. 

Vem conferir!

# Valores

Um colégio deve ir além de apenas passar o conteúdo das aulas e cuidar da criança, mantendo-a limpa e alimentada. Eleja uma instituição que também ensine valores e se preocupe com a formação integral, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, físico e social, independentemente da idade da criança.

# Plano Pedagógico

O plano pedagógico consiste em uma série de definições e planejamentos que a instituição propõe para alcançar os resultados pretendidos. Ele descreve os planos de ação, os meios pelos quais a instituição buscará realizá-los, as formas de avaliação dos alunos, os investimentos propostos e as estratégias para medir os resultados gerais. Em resumo, o plano pedagógico reflete a visão e a filosofia da escola, descrevendo de que forma o conhecimento é trabalhado. Ao conversar com o diretor ou com o coordenador, pergunte sobre o regimento escolar e as propostas da instituição. Esses profissionais estão preparados para especificar detalhadamente em que consiste o plano pedagógico e como ele é administrado, além de mostrar dados sobre resultados obtidos.

# Profissionais

Questione sobre a formação de todo o corpo docente que integra a comunidade educativa. É um grande diferencial quando a instituição investe na constante reciclagem e aperfeiçoamento dos seus profissionais. Opte por um colégio que tenha uma equipe de profissionais completa: coordenação, orientação pedagógica e apoio psicológico. Isso trará segurança e confiança tanto para o aluno como para a família.

# Espaço físico

Todas as dependências devem ser avaliadas, desde os banheiros às salas de aula, bem como a limpeza e a manutenção dos espaços. O colégio certamente não pode ter a cara de uma casa adaptada. Deve ter espaço para correr e ser “de verdade”: a areia ter cor de areia, a grama ser natural. É importante que se entenda que o espaço físico da escola também é educativo, principalmente aos menores, para os quais tudo é referência. Cada cantinho passa uma mensagem para a criança, seja o banheiro ou a quadra, seja a limpeza ou a altura das prateleiras.

# Alimentação

Informe-se sobre o cardápio das refeições, questione se a instituição tem uma nutricionista responsável. A comunidade escolar deve incentivar o consumo de todos os alimentos, explicando por que eles são importantes. Caso seja permitido levar lanche, questione se um aluno pode provar o do colega e se o colégio incentiva o envio de alimentos saudáveis ou restringe a entrada de alguns itens.

# Atividades Extracurriculares

Ao visitar uma instituição, questione sobre o oferecimento de cursos extracurriculares. Quando a criança tem a possibilidade de fazer aulas de esporte, música ou idiomas dentro do próprio colégio, a rotina e a logística da família ficam mais fáceis. Lembre-se de que essas atividades costumam ser pagas à parte, então, pergunte os preços.

# Preço e qualidade

O alto custo de uma escola particular não garante uma boa qualidade educacional. Há excelentes instituições públicas com projeto pedagógico interessante, enquanto algumas privadas têm projetos duvidosos. Não é possível generalizar, por isso, avalie!

# Horários

Verificar como seria a rotina diária em relação aos horários, como a escola lida com atrasos e se há cobrança de taxas nessas situações também é importante. Os pais devem saber, também, se a escola está localizada em uma região de fácil acesso e qual é o tempo de deslocamento até ela, questões que podem influenciar na rotina diária da família e também no próprio rendimento do aluno. 

# Localização

Pode não ser o fator principal, mas deve ser levado em consideração para garantir o conforto físico das crianças. Muitas vezes, elas chegam cansadas na escola pelo tempo que passam em deslocamento. Se o colégio dos seus sonhos fica muito distante da sua casa, pense na rotina e na logística da sua família, para ponderar se esta é mesmo a melhor escolha.

# Padrão de vida

Atente-se ao padrão de vida dos alunos: ainda que você possa pagar a mensalidade, talvez não consiga acompanhar os hábitos de uma determinada comunidade. Isso pode ser ruim para a criança, pois ela pode desenvolver um senso de inferioridade. Por isso, opte por uma escola que se ajuste ao seu padrão financeiro. Assim, seu filho se sentirá parte do grupo, terá assuntos semelhantes e poderá frequentar os mesmos lugares que os amigos.

# Reuniões

A reunião de pais e professores é uma boa forma de se comunicar com o colégio e saber sobre o desenvolvimento da criança. Pergunte com que frequência acontece, em quais horários e dias da semana. Também é interessante saber se, caso não consiga ir, outros familiares (como avós ou tios) podem substituir você ou se há a possibilidade de marcar uma reunião individual em um horário mais conveniente com a sua rotina.

# Referências

Aproveite a hora de saída ou entrada das crianças para conhecer pais de alunos da instituição. Converse com eles sobre questões relevantes para a sua escolha. As repostas deles podem confirmar (ou não) suas impressões iniciais sobre o colégio.

# Expectativa

O que você espera do colégio?
Por mais importante que seja conhecer diferentes instituições, há coisas das quais você não pretende abrir mão, certo? Tenha isso claro para, então, ir em busca da escola ideal. 

Cada família tem seus próprios aspectos a considerar, por isso é bom criar uma lista de prioridades. Elenque as suas e, ao fazer isso, você visualizará melhor o que deseja, o que, sem dúvidas, facilitará a sua busca!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados