FÉRIAS: MOMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS

18.Dezembro.2018
 
Compartilhe

As férias chegaram! A ansiedade pela diversão, folga e brincadeiras é enorme, não é mesmo? 

E tem mais um fator que agrega valor a este período: nas férias as crianças podem explorar ainda mais o aprendizado e desenvolver habilidades sociais.

Todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, absorvem conteúdos em momentos de lazer, pois não há um esforço no aprendizado, é natural e isso facilita a assimilação. 

Então, que tal preparar atividades bem divertidas que vão contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais?

Confira abaixo algumas dicas!

Brincando em casa

Quem nunca montou a famosa cabaninha nas férias? Pois é, junte cadeiras e cubra elas com um lençol, ou cubra o vão entre uma cama e outra no quarto, se o dividir com irmãos. Invente, brinque, imagine e se divirta muito dentro da sua própria casa.

Junto aos pais ou a um adulto crie esse ambiente. Peça ajuda para montá-lo de uma forma segura para a brincadeira. Convide os amigos, os primos e irmãos e façam uma bagunça saudável.


'Mímica' ou 'siga o líder' são apenas algumas das ideias de brincadeiras para se fazer em grupo que não exigem nem um material de apoio. Basta usar a imaginação e aproveitar para se expressar muito.

Um passeio em família

Sair de casa também é essencial nas férias. Nada de ficar o tempo todo nos aparelhos tecnológicos como celular, computador, televisão, Ipad, etc.

Organize junto à família ou amigos uma ida ao parque. Dessa forma é possível ter contato com a natureza, estar ao ar livre, brincar de pega-pega em meio às árvores, correr bastante, gastar as energias e se divertir muito mais do que olhando apenas para uma telinha.


Momentos assim mantém a família ainda mais unida, o que é bom para todos que fazem parte dela. Além disso, todos acabam se desconectando um pouco e tendo ainda mais qualidade de vida.

O contato com a natureza é algo muito importante para criarmos cada vez mais o senso de cuidado com ela, de proteção. Observe os animais, as plantas, admire e pense sobre como, no dia a dia, devemos proteger a fauna e a flora que tanto contribuem para a nossa vida.

Faça uma apresentação artística

Não há limites para a imaginação. E nas férias, como há tempo de sobra para explorá-la, uma ideia bem divertida de brincadeira é inventar uma apresentação artística.

Seja sozinho ou com amigos, primos, vizinhos, etc., crie algo a ser apresentado. Por exemplo, ensaie uma dança ou ensaie cantar uma canção, ainda há também a opção de criar uma peça de teatro!


No final do dia, mostre para todos de casa sua obra de arte. Dê um fim na timidez, começando dentro de casa. Amplie seus dons artísticos, imagine-se nos papéis de cantor, ator, dançarino, entre outros e mostre todo o seu talento animando a todos e tornando os momentos ainda mais divertidos.

Isso ajuda a aprender a se apresentar em público, diminui a ansiedade e contribui para ter foco nas atividades.

Que tal uma atividade cultural?

É bom sair de casa e estar ao ar livre, mas também é bom sair de casa para fazer uma atividade cultural, como ir no cinema, ao museu, assistir uma peça de teatro...

Todas essas atividades nos ensinam bastante coisa, nos ajudam a aflorar nossos sentidos, criar empatia no dia a dia, ver o mundo com outros olhos. Além disso, durante as férias, os cinemas ficam repletos de filmes ideais para curtir com a família e amigos.

Outra opção é fazer um "cinema em casa". Pipoca, é claro, não pode faltar. Conversar, ouvir e falar sobre as histórias também nos ajuda a interpretar melhor a vida.


Cozinha também é lugar de criança

Acompanhada e/ou orientada por um adulto, a criança pode aprender muito na cozinha. E ter esse contato com a preparação de alimentos desde pequenos é muito bom para entender que para tudo na vida há um tempo certo: as frutas têm o tempo certo para amadurecerem e serem comidas de forma saborosa, os alimentos têm um tempo certo de cozimento para serem ingeridos, a quantidade de cada ingrediente na receita faz total diferença no resultado que se vai obter, então, ajudando os pais na cozinha a criança aprende que o exagero não é o ideal, mas o equilíbrio sempre.

Na cozinha, você pode adquirir disciplina, e isso é essencial para manter a harmonia em sociedade no dia a dia, facilitando e tornando a sua vida leve, equilibrada, cheia de alegria e paz (que a falta de planejamento não proporciona isso).


De acordo com o que o adulto da sua casa permitir, faça o que puder na cozinha, mesmo que seja ajudar a amassar ou mexer uma mistura de bolo, separar os ingredientes da receita, enfim: há diversas alternativas seguras para uma criança aprender aos poucos a cozinhar de acordo com as capacidades naturais de cada idade. E tudo isso pode ser muito divertido nas férias!

Visitando a família

Tem coisa melhor do que estar em família? Com aqueles com quem mais nos parecemos, com aqueles que mais nos entendem? Com aqueles com quem podemos ser nós mesmos sem nenhum receio, pois eles já nos conhecem bem e sabem exatamente como somos?

Quando temos parentes que moram longe, como uma avó, um tio, um primo, as férias se tornam uma oportunidade muito favorável para rever essas pessoas e matar a saudade, brincar com os primos. Mesmo que essas pessoas nem morem tão longe, nas férias há ainda mais tempo para encontrá-las, fazer uma refeição lado a lado, bater papo, passear...


Combine com seus pais um dia para visitar alguém que faz tempo que você não vê. Ligue para as pessoas, combine delas irem na sua casa também. Aproveite esse tempo para se aproximar ainda mais e fortalecer suas relações com quem você mais ama.

É muito importante dar o devido valor à família, criar vínculos, ajudar nas necessidades dos outros. O período de férias contribui para essas iniciativas.


Gostou das dicas?

Não deixe de navegar no nosso blog e curti-lo como companheiro das suas férias. Aproveite muito e divirta-se!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados