Dicas de livros para ler com as crianças antes de dormir

07.Maio.2019
 
Compartilhe

A infância é a fase da vida em que mais se aprende. É quando se constroem valores e se incorporam os traços culturais e hábitos do dia a dia. Dizem que o que se aprende na infância tem grande chance de levar para a vida toda. O hábito da leitura é uma das coisas boas que devem ser ensinadas desde os primeiros anos de vida. 

No início, pode até parecer difícil ler para uma criança na faixa de um ou dois anos de idade, mas histórias curtas, com muitos desenhos e bem interpretadas podem chamar muita atenção, assim como os desenhos infantis. Com o passar do tempo, elas vão construindo o vocabulário, se acostumando às leituras e, aos poucos, até interagindo nas histórias. Então, se se se cria um verdadeiro mundo da imaginação para os pequenos. 

Já dizem os ditados populares: “Ler é uma aventura” e “Quem lê, viaja”. Que tal apresentar esse mundo de imaginação para as crianças, contando histórias diversas antes de dormir?

Listamos abaixo sete dicas de livros infantis que podem ser lidos com elas, fazendo-as viajar pelo mundo da imaginação e criando um belo hábito que pode ser levado para a vida.

A lista de livros abaixo é diversificada, com clássicos da literatura nacional e internacional, além de uma dica de livro para ensinar e fortalecer a fé em Jesus.

#1 - Minha primeira bíblia

A Bíblia é um dos livros mais antigos e um dos mais conhecidos do mundo. Entretanto, os textos bíblicos têm uma linguagem quase inacessível para as crianças. A proposta do Pe. Reginaldo Manzotti é apresentar as principais histórias bíblicas com uma linguagem e com diálogos mais próximos do entendimento dos pequenos. 

Na apresentação, Pe. Reginaldo diz: “Desde muito cedo as crianças podem e devem aprender a amar a Deus e a descobrir o que é certo e o que é errado, a diferença entre o bem e o mal, sendo formadas nos valores do Reino de Deus, como a justiça, a solidariedade e o amor ao próximo”. Ele afirma ainda que todos esses ensinamentos foram passados por Jesus enquanto caminhou pela terra, dialogando de forma fácil com as crianças.

Minha primeira Bíblia, além de ser escrito com linguagem acessível às crianças, possui muitas ilustrações para facilitar o aprendizado. Com este livro, “temos a oportunidade de apresentar às crianças, com beleza e alegria, as maravilhas de Deus e da sua criação”, conclui o padre.


#2 – Reinações de Narizinho

Este livro é um clássico da literatura infantil nacional. Escrito na década de 1920 por Monteiro Lobato traz diversas histórias, divididas em capítulos curtos, com uma linguagem simples e fluida, que levam as crianças a entrar em um mundo encantado.

O livro conta a história de Narizinho, a neta de dona Benta. A pequena do nariz arrebitado faz uma visita ao Reino das Água Claras e leva consigo a boneca de pano Emília. Apesar de o livro ser as Reinações de Narizinho, ele traz todas as peraltices da boneca Emília, que domina algumas histórias. As aventuras também contam com a participação de Pedrinho, Tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa e o porco Rabicó. 

A obra tem histórias originais e povoadas por elementos da mitologia nacional, mas há também histórias que são combinadas com personagens de outras já conhecidas, como Cinderela, Aladim e Branca de Neve. 



#3 – O Pequeno Príncipe

Este livro, publicado pela primeira vez em 1942, foi escrito pelo escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry e é um grande clássico da literatura mundial, tendo sido traduzido para mais de 80 idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte. 

O Pequeno príncipe é uma história escrita e narrada por um adulto, mas que se dirige às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos todos abandonam, vivendo em prol de vaidades, vícios, números e obrigações sociais. 


#4 – Menino Maluquinho

Menino Maluquinho é uma obra do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo. Criado nos anos 1980, o personagem caiu no gosto popular e a história possui diversas adaptações para o cinema, televisão, animações e histórias em quadrinho. 

O livro conta a história de Maluquinho. Na apresentação, o autor descreve o personagem assim: “Era uma vez um menino que tinha o olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. Maluquinho tem cerca de 10 anos de idade e adora aprontar com as pessoas, causa grandes confusões e é conhecido como causador de problemas. A história tem um tom de humor ingênuo, típico da infância. A marca registrada no Menino Maluquinho é andar com um panelão na cabeça.


#5 – Marcelo, Marmelo, Martelo

Marcelo, marmelo, martelo é um livro de Ruth Rocha que reúne três contos que se passam na cena urbana. Três histórias de diferentes de personagens infantis que resolvem seus impasses com esperteza e muita vivacidade. Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; e Caloca compreende a importância da amizade. 

O personagem mais conhecido, Marcelo, é um menino que de uma hora para outra resolve reinventar o nome das coisas. Para ele, “cadeira” não tem cara de cadeira. Por que não a chamar de sentador? Leite não seria o “suco de vaca”? Por essas e outras peraltices, Marcelo ganhou identificação entre os leitores e se tornou tão popular na literatura.


#6 – A Arca de Noé

O livro A arca de Noé, de Vinícius de Moraes, é um verdadeiro clássico da literatura brasileira. Ele reúne 32 poemas escritos por Vinícius para as crianças e grande parte deles são sobre os bichos, daí o nome do livro. Esses poemas estão boca de quase todo mundo, pois foram imortalizados na música numa parceria entre Vinícius e o amigo Toquinho.

Afinal de contas, que não sabe cantar: “Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá”? Ou o poema A Casa: “Era uma casa / muito engraçada / Não tinha teto / Não tinha nada”?

Ler A Arca de Noé com as crianças pode abrir para elas um novo universo na literatura: o da poesia. Com seu ritmo e rimas, a poesia tem o poder de encantar e fixar o conteúdo com facilidade. Como alguns dos poemas foram musicalizados, pode ser um novo estímulo para os pequenos. 


#7 -  Contos de Grimm 

Os contos dos irmãos Grimm estão entre as histórias de fantasias mais conhecidas do mundo. Escritos no começo do século XIX por Wilhelm e Jacob Grimm, continuam populares, já foram traduzidos em mais de 160 idiomas e têm em seu acervo histórias como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Branca de Neve e Cinderela, entre tantos outros. Muitos clássicos já foram eternizados na tela dos cinemas e com desenhos animados. 

A leitura deles para as crianças pode ser muito valiosa pela riqueza de personagens em diferentes histórias e situações. Apesar de serem classificados como literatura infantil, muitos jovens e adultos gostam da leitura destes contos por ter uma linguagem rica e dinâmica. Ou seja, é para a família toda.


Gostou das dicas? 

Continue a navegar no Blog do Colégio Divino Salvador e confira muitos outros conteúdos do universo infantil!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados