A SEGURANÇA NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

21.Novembro.2018
 
Compartilhe

Ter uma boa relação com seu professor é essencial para que você tenha notas melhores e aprenda tudo de maneira mais tranquila. Isso porque, quando há confiança nele, você se sente mais à vontade para perguntar e tirar dúvidas.


E só de você sentir essa liberdade, tudo fica mais fácil. O professor precisa ser visto como alguém que está ali somente para te ajudar, te orientar, ensinar. É preciso que você o respeite, obedeça suas ordens em sala de aula e saiba que isso faz parte do dia a dia de todas as pessoas.

Em todos os lugares há algo que chamamos de "hierarquia". Significa que uma pessoa dá as ordens e as outras as seguem. Isso acontece para que não haja bagunça e tudo transcorra da melhor forma possível. Imagina se todas as pessoas quisessem mandar? Cada uma do seu jeito, segundo a sua vontade? 

Pois é, não daria nada certo!

Dentro da sala de aula, a pessoa escolhida para determinar o que cada um deve fazer é o professor. Em casa, são os pais. No seu futuro trabalho, será o seu chefe. E isso é natural na vida. 

Um dia você que será o pai, ou o chefe ou até mesmo um professor. Enquanto está na posição de aluno, é preciso respeitar aqueles que já estão muito à frente na experiência de vida e conhecimento. 

# Procure entender a forma como seu professor fará sua avaliação

Se você não tem tido boas notas e não entende muito bem como seu professor as define, talvez seja hora de começar do zero. Ter uma boa conversa com seu professor e pedir ajuda é muito importante para ele perceber que você quer melhorar. Não há nada de errado em pedir ajuda, afinal, ele está ali justamente para te ensinar. Aproveite essa oportunidade, queira aprender cada vez mais e acredite em você mesmo sempre!


Acompanhe todas as orientações do seu professor durante as aulas. Anote tudo: lições de casa, explicações que ele dá em sala de aula, escreva no caderno os pontos que achou mais importantes de tudo que ele explicou em classe. Quando você chegar em casa para estudar será mais fácil e, na hora da prova, sabendo exatamente a quais assunto seu professor deu mais atenção, com certeza terá melhores resultados.

# Tenha paciência

Muitas vezes, por mais que os professores sejam bons, pode ser que você simplesmente não goste deles por algum motivo. Isso é normal, acontece na vida o tempo todo. Hoje pode ser na escola, amanhã será na faculdade, no trabalho... Até com os outros colegas de turma com certeza isso acontece. É natural, porque as pessoas são diferentes, com algumas nos entendemos melhor e nos identificamos, com outras nem tanto.

O importante é que você saiba que independente de gostar ou não de seu professor, precisa ter paciência, respeitá-lo e aceitá-lo. Faz parte do aprendizado da vida, de que nem sempre teremos no dia a dia somente as pessoas que gostamos. Aproveite essa oportunidade e seja amável com seu professor, aprender a tratar bem as pessoas que não gostamos é um ato de amor e de respeito, acima de tudo. Talvez, tratando ele melhor, você começa a perceber que ele é sim uma pessoa legal! 

Nem os professores são perfeitos, sabia? Assim como tem dias em que você acorda de mau humor, eles também são seres humanos e passam por situações assim. É claro que eles, como professores, têm a missão de separar os problemas pessoais e não deixá-los interferir em sala de aula, mas não fique chateado se em algum dia você não receber o sorriso que esperava ou não os ver tão animados. Isso também é normal.

# A sala de aula é continuidade da sua casa

Se você enxergar sua sala de aula como continuidade da sua casa tudo fica mais leve. Estudar não deve ser um peso, mas, sim, uma chance de aprender mais e mais, se tornar expert nos assuntos. Quando somos crianças nem sempre damos valor, mas é isso que vai nos diferenciar das outras pessoas no futuro.

E o futuro você começa a construir desde pequeno. Não é fácil todo o caminho que você vai percorrer até se tornar alguém importante no que escolher fazer da sua vida - independente do que você escolha, mas lembre-se que é com os professores que você precisa contar para aprender cada dia mais. Eles são essenciais! 

Então, trate seu ambiente de estudo, seus professores, colegas, sua sala de aula como continuidade da sua casa, com a mesma importância e cuidado que você tem por você mesmo, pois quando você se dedica na escola, colabora para ter uma boa relação com seu professor e colegas, passa a aprender cada vez mais, e você estará fazendo isso por você mesmo. 


O bem que você faz volta para você de alguma forma em algum momento também. É preciso que amemos a nós mesmos, mas também ao próximo, seja ele o professor, o colega de sala, os amigos, familiares... Amar é escolha. Então, escolha tratar as pessoas com amor e isso ajudará a construir um mundo melhor, assim como você também se tornará uma pessoa melhor a partir disso.

Aqui no Colégio Divino Salvador trabalhamos assim. Baseando nossos valores em princípios cristãos, educamos cada um de nossos alunos, assim como selecionamos nossos professores. Venha conhecer nosso colégio, traga sua família. Estamos de portas abertas para mostrar de que forma buscamos tornar nossos alunos boas pessoas e bons profissionais.
Continue acompanhando nosso blog!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divino.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados