A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

25.Janeiro.2019
 
Compartilhe

Uma das maneiras de potencializar ainda mais o desenvolvimento dos alunos é por meio da introdução da música durante sua vida escolar, pois a música contribui desde cedo para haver a interação e despertar os sentidos das crianças. Ela é presente em todas as culturas e pode ser determinante quando aliada a aspectos como desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e linguístico de todo ser humano. É ferramenta para estabelecer vínculos afetivos inclusive. Desta maneira, se torna uma das formas de linguagem e expressão mais apreciadas, além de ser grande facilitadora no processo de aprendizagem auxiliando na memorização.

A música diverte, atrai e de maneira sutil, sem ao menos perceber, transmite muito conhecimento, seja pelas letras das canções, seja por aflorar dons artísticos, seja para ampliar o vocabulário ou aprender sobre outras culturas e realidades.

Mais além...

No ventre da mãe

Sabia que desde quando o bebê é gerado no ventre de sua mãe, lá no início da gestação, os órgãos responsáveis pela audição do ser humano começam a se desenvolver? 

Os bebês ainda no útero materno já reagem aos sons e após o nascimento, a música, quando bem escolhida, pode ser instrumento para acalmar os recém-nascidos. Ou seja, o aprendizado musical, o gosto, a identificação com a musicalidade é algo que acontece muito antes de qualquer outro aprendizado que o ser humano possa ter. Por meio da audição, o bebê começa a absorver emoções também, de alegria, de tristeza, de medo, de calmaria.


Enfim, por isso, por ser algo tão inerente ao ser humano, é importante conscientizar-se da importância de estimular as crianças desde pequenas ao habito de se expressar musicalmente. Lembrando que esse hábito não é apenas uma influência positiva, mas uma verdadeira fonte de equilíbrio, facilidade e aprendizado.

Evoluções

Os benefícios do contato com a música são diversos! Além de por meio dela as crianças passarem a utilizar os sons, elas obtêm um desenvolvimento acelerado e prazeroso ao mesmo tempo.

O cérebro infantil, as habilidades musicais, o aprimoramento das habilidades motoras, da linguagem, a visão de mundo, de aspectos culturas e sociais, a socialização e a alfabetização são apenas alguns dos pontos que mais são impactados positivamente por meio da inserção da musicalidade na vida da criança.


Além desses, podemos citar outros que se destacam como o aspecto cognitivo, a capacidade criativa, a expressividade, coordenação motora, percepções espacial e sonora, estética, bem como, o raciocínio lógico.

A boa música pelo exemplo

A boa música é aquela passada de pai para filho, tocada e cantada em casa, assobiada, cantarolada, sempre com conteúdo apropriado.


Lembremo-nos do quão a diversificação dos ritmos tem impactado por outro lado negativamente no sentido de letras depreciativas, com apelo sexual explícito ou não, que vulgarizam mulheres e homens, entre tantas outras características que fazem com que o valor da musicalidade se perca e que de algo tão produtivo os efeitos possam ser negativos.

É preciso ter o olhar de que tudo que consumimos de alguma forma impacta em quem somos, em passarmos a achar normais algumas condutas, então é necessário valorizar sempre que possível as músicas que trazem o que verdadeiramente há de bom no mundo e se traga de volta por meio delas também os valores, a tradição, a pureza e a alegria... não somente as tristezas, a revolta, a vingança, a ação, a malícia, a agressividade entre outros sentimentos e características ruins. 

As crianças, principalmente, devem viver essa etapa como crianças, sendo protegidas sempre que possível do contato com a imensa gama de conteúdos musicais prejudiciais à pureza inerente à idade delas. Elas absorvem com muita facilidade os estímulos, os reproduzem e inconscientemente os trazem para o comportamento, pois o cérebro entende que é algo normal, tornando-se assim um valor que naturalmente é imitado. É preciso zelar pelas crianças.

A todo momento

Não só na fase infantil, mas a música pode auxiliar no aprendizado pela vida toda, inclusive no apoio ao entendimento de outra língua por meio do reconhecimento da pronúncia das palavras, como para entender a história dos antepassados e gerações anteriores que por meio das músicas também registravam as realidades das épocas, para auxiliar na memorização de fórmulas físicas ou matemáticas em provas e vestibulares... 

Enfim, se bem utilizada, a música é fonte inesgotável de conhecimento e aplicações, passada de geração para geração e é tão rica que até mantém viva a memória e as palavras de quem as escreve, sabendo que essas podem ser repetidas de forma perpétua ainda por vários anos.

Uma verdadeira oportunidade de aprendizado e gama de opções de usos e benefícios.


E justamente por entender o grande valor de trazer a musicalidade para o dia a dia, o Colégio Divino Salvador aproveita mais essa oportunidade de ensino-aprendizagem e a traz não somente nas aulas como, também, em atividades extracurriculares e apresentações culturais para impulsionar o conhecimento. Utilizando da música como trampolim para acelerar e potencializar o desenvolvimento dos alunos, bem como, explorar os dons de cada um.

Venha conhecer de perto o nosso Colégio e ver como trabalhamos. Agende uma visita!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados