5 formas de incentivar a leitura com os seus filhos

11.Março.2020
 
Compartilhe

A leitura é um hábito que se cria e, como qualquer hábito, deve ser cultivado no dia a dia dos pequenos até se tornar uma rotina comum e familiar. Geralmente, é por volta dos cinco anos de idade que a criança aprende a ler. Mas, muito antes de saber conectar as letras e formar palavras, ela já deve estar inserida no mundo dos livros. 

A gente sabe que, com tantos estímulos da era digital, a tarefa não é das mais fáceis. Mas, com algumas práticas, é possível! Continue a leitura deste conteúdo e veja 5 formas de incentivar a leitura com os seus filhos. Acompanhe!

Dica nº1: Tenha livros em casa
Ter livros em casa: esse é o primeiro passo para formar leitores. Compre livros adequados e com temáticas que possam despertar o interesse do seu filho. Se não há espaço para uma biblioteca, que seja ao menos uma estante ou um baú. Reservar um lugar especial para eles, ao alcance do olhar e das mãos da criança, além de criar um ambiente inspirador para a leitura, facilita o acesso, tornando os livros parte do seu dia a dia. 

Dica nº2: Conte histórias


A contação de histórias para as crianças, ainda quando elas são bem pequenas, é um ótimo começo para incentivá-las ao hábito da leitura. Além de ajudar a desenvolver capacidades cognitivas, o imaginário e a inteligência emocional, ler para o seu filho exercita a proximidade, criando uma valiosa oportunidade para momentos de confiança e contato entre você e ele. 

Dica nº3: Ensine pelo exemplo
Na infância, há um comportamento natural de observação e imitação das atitudes dos pais.  Por isso, é importante que você dê o exemplo! Para que seu filho se torne um bom leitor, é fundamental que ele veja essa relação com os livros na sua rotina. Em vez de chegar do trabalho e, imediatamente, ligar a televisão ou acessar as redes sociais no celular, que tal alguns minutos de leitura? Vale livro, jornal, revista... O importante é que exista um exemplo de leitor em casa para a criança se espelhar!

Dica nº4: Presenteie com livros
Os livros formam parte fundamental do crescimento das crianças, onde o vocabulário se amplia, as ideias diversificam e a imaginação desperta. Então, nada melhor do que livros como opções de presente, seja para o aniversário, dia das crianças ou natal. Lembre-se: sempre que conseguir instigar nos pequenos o interesse pela leitura, você estará plantando uma semente para uma geração melhor. Então, aproveite a oportunidade!

Dica nº5: Associe a leitura a momentos de diversão



Quanto mais as crianças são expostas à literatura, mais a leitura se tornará parte de suas rotinas. Que tal associar esse hábito a momentos divertidos em família? Organize passeios em livrarias e bibliotecas da cidade, onde seu filho possa conhecer outros tipos de livros, diferentes dos que vocês têm em casa, e descobrir quais são os seus preferidos. Geralmente, nesses locais, há sempre alguma iniciativa para o público infantil, como contação de histórias, por exemplo. São esses momentos que, certamente, irão influenciar a relação dele com os livros pelo resto da vida.

Incentivar em seu filho o amor pela leitura é um grande favor que você pode fazer para ele e para toda a sociedade. Conte conosco para ajudá-lo nesta missão! 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados