FECHAR
Popup
 
 
 

FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ

06.Setembro.2018
 
Compartilhe

O Colégio Divino Salvador, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano, tem uma proposta pedagógica voltada à excelência da promoção humana e da formação integral do aluno, que o possibilita ser construtor de saberes com perfil crítico e ético, a fim de ir além da formação educacional para potencializar a integralidade do aluno em um espaço de crescimento contínuo.

A instituição, com a missão de formar crianças e jovens à luz dos valores cristãos, tem compromisso com a formação das novas gerações, ajudando-as não só na dimensão intelectual, possibilitando o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, mas, também, de modo especial, a dimensão espiritual, que, quando bem trabalhada, produz frutos significativos em todas as dimensões da vida.

A metodologia do Colégio, aliada aos seus valores, faz a opção afetiva e efetiva pelo trabalho pastoral, agregado à proposta pedagógica, que já contempla as melhores práticas para estimular a convivência harmoniosa, transformando o espaço escolar em um espaço de vivência do carisma salvatoriano, auxiliando na formação humana de todos os que formam a comunidade educativa do Colégio Divino Salvador e promovendo eventos que integrem a família, a fim de fortalecer as relações escolares para gerar frutos significativos em todas as dimensões da vida do aluno, principalmente na sociedade.

O Colégio oferece uma infraestrutura educacional completa para crianças e jovens. Em um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, com espaços agradáveis e estimulantes, unindo funcionalidade e aconchego, o aluno pode sentir-se seguro e motivado para as atividades do dia a dia escolar, o que contribui para o seu bom desempenho.

A partir de processos integrados, em um espaço de crescimento contínuo, a instituição promove a participação dos alunos em diferentes experiências e oportunidades de aprendizado, por meio de projetos voltados ao investimento e à motivação para participação dos alunos em olimpíadas nacionais e internacionais, das quatro áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). 

O corpo docente é amparado por reuniões contínuas, semanas de planejamento, encontro de formadores, cursos, simpósios, congressos e workshops; iniciativas que garantem o sucesso dos processos de ensino-aprendizagem e visam a formação integram dos alunos. 

O Colégio Divino Salvador, que há anos exerce a sua atividade educativa à luz dos princípios cristãos, também se preocupa em cultivar valores como a fé. É por isso que a Pastoral Escolar realiza encontros de catequese, que visam preparar os alunos interessados para a recepção dos sacramentos da Eucaristia e da Crisma, sinais concretos e visíveis da presença e da ação de Jesus Cristo em nossas vidas.

A missão catequética não se improvisa e nem fica ao sabor do imediatismo ou do gosto de uma pessoa. Catequese é uma ação da Igreja e um projeto assumido pela comunidade, como um “processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé” (CR 318). Diante disso, oferecemos formações para os catequistas e para os pais mensalmente.

Pastoral significa, substancialmente, cuidar, pois é uma antiga analogia tirada de quem cuida de ovelhas. O cuidado é uma necessidade vital e atualmente essa necessidade se apresenta de modo bem abrangente. Cuidar de si mesmo, das pessoas, do ambiente, das relações interpessoais, da natureza, do planeta. Cuidar é preciso.

Ao adotar o termo pastoral, o Colégio Divino Salvador procura recuperar com ele o sentido original assumido por Jesus para expressar o compromisso e a missão do cuidar. Cuidar faz parte da convicção do cristianismo, pois somos criados à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26), com o compromisso de cuidar de tudo o que foi criado por Deus. 

A Pastoral Escolar é um tipo de cuidar que se soma às múltiplas formas dos cuidados necessários à vida. Tendo Jesus Cristo, o Divino Salvador, o modelo de ser humano a ser seguido, aprendemos com Ele o modo de cuidar do outro e de toda a criação. Cada colaborador, professor, aluno, pai e mãe fazendo a sua parte do cuidado, construirá uma comunidade educativa mais acolhedora e solidária, fazendo do colégio um espaço onde se realiza o verdadeiro objetivo da educação que é a humanização.

É importante salientar que a “Pastoral Escolar não se contrapõe ao Estado laico, mas afirma a sua identidade como contribuição aberta à sociedade plural, secularizada” (cf. ANJOS, 2015, p. 23). Por isso, as ações desenvolvidas são sempre abertas e respeitosas, buscando diálogo inter-religioso que agregue à formação humana de cada envolvido.

A Pastoral Escolar também tem a tarefa básica dos cuidados necessários para explicitar, dinamizar e celebrar os sentidos e valores pelos quais se rege o conjunto do Colégio. Educar exige abrir horizontes de sentidos, valores e objetivos que conferem vida à aprendizagem. Portanto, a Pastoral Escolar vem oferecer a sua grandiosa contribuição dentro desse processo de conferir vida à aprendizagem.

“A educação humaniza e personaliza o ser humano quando consegue que este desenvolva plenamente seu pensamento e sua liberdade, fazendo-o frutificar em hábitos de compreensão e em iniciativas de comunhão com a totalidade de ordem real. Dessa maneira, o ser humano humaniza seu mundo, produz cultura, transforma a sociedade e constrói a história” (Doc. de Aparecida, p. 149).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados