O que Padre Jordan ensinou sobre a educação?

21.Novembro.2019
 
Compartilhe

A Família Salvatoriana vive com paixão sua missão, educando e evangelizando. Através dos ensinamentos de nosso fundador, Padre Jordan, enfrentamos os desafios da educação nos dias atuais, formando crianças e jovens à luz dos valores cristãos. 

Mas você conhece a história do nosso fundador? 

Confira neste blogpost um pouco mais sobre a vida de Padre Jordan e como sua missão está ligada à educação.  


#Origem

Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu na Alemanha, no dia 16 de junho de 1848. De família humilde, desde cedo percebeu o chamado ao sacerdócio, mas somente conseguiu realizar os estudos necessários para ser ordenado através da generosidade de tutores e benfeitores.


#Início da missão

Após sua ordenação, por conta de leis anticatólicas, mudou-se para Roma e, durante seus estudos, teve a ideia de formar uma organização para difundir e defender a fé. Estudou idiomas orientais, peregrinou à Terra Santa, e, no seu retorno, recebeu do Papa Leão XIII o consentimento para estabelecer sua sociedade apostólica.


A Sociedade do Divino Salvador foi fundada em Roma, em 8 de dezembro de 1881. Inicialmente, Padre Jordan queria fundar uma associação apostólica de sacerdotes diocesanos. Mas após, por solicitação da Igreja, ele entendeu que deveria transformar sua obra em congregação religiosa. 


#Padre Jordan e a Educação

A inspiração para fundamentar seu carisma foi “A vida eterna é esta: que eles te conheçam a Ti, o Deus único e verdadeiro, e a quem enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17, 3). Padre Jordan desejava que todas as pessoas conhecessem a Jesus:  “Até que exista no mundo uma só pessoa que não conhece e não ama Jesus Cristo, Salvador do mundo, não posso repousar” (Diário Espiritual).


Por viver em um tempo de grandes conflitos, transformações culturais e fortes restrições religiosas, Padre Jordan percebeu espaço para exercer sua missão, combatendo o analfabetismo e a ignorância religiosa do povo. Dessa forma, sua trajetória sempre esteve ligada ao viés educacional.

#No Brasil

A chegada dos Salvatorianos ao Brasil se deu em 1896. No estado de São Paulo, chegaram a Jundiaí em 1922, e em 1925 fundaram o primeiro seminário salvatoriano - a Escola Apostólica Divino Salvador. Esta, deu origem ao Colégio Divino Salvador, fundado em 1954, que até hoje é sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.


#Legado

Durante a Primeira Guerra Mundial, Padre Jordan deixou Roma e mudou-se para a Suíça, onde passou os últimos anos de sua vida, falecendo no dia 8 de setembro de 1918. Reconhecendo a importância de sua obra para a Igreja, em 14 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI concedeu-lhe o título de Venerável Servo de Deus.


Atualmente, no Brasil, os salvatorianos estão presentes em três regiões. Suas atividades continuam fortemente voltadas à formação, juventude, meios de comunicação e educação.


Gostou de saber mais sobre o fundador da família salvatoriana, que deu origem ao Colégio Divino Salvador?  Depois de ter conhecido as origens de nossa história, ficamos à disposição para lhe apresentar também o trabalho desenvolvido na formação de nossos alunos, nossa estrutura e metodologia de ensino.

Para saber mais, clique aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contato
  • Unidade Jundiaí

    (11) 4588-1365
    divino@divinojundiai.com.br
    Rua Gen. Carneiro, 105 - Vila Arens Il
    Jundiaí/SP
  • Unidade Itu

    (11) 4013-6570 / 4022-7161
    colegio@divinoitu.com.br
    Praça Divino Salvador – Jd Paraíso I
    Itu/SP
 
 
Copyright © Colégio Divino Salvador. Todos os direitos reservados